A lei 14.579/2023 estabelece celebração anual e uma semana dedicada a disseminar os benefícios da prática de esportes nas escolas.
25 de maio é o Dia Nacional do Desporto Escolar, dedicado à diversão, à brincadeira e à promoção da atividade física e da saúde nas escolas.
Desporto (português de Portugal) ou Esporte (português do Brasil) é toda forma de prática da atividade física, individual ou coletiva, que demanda exercício físico, de forma organizada ou não, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição.
Alguns conceitos importantes na compreensão do texto:
Atividade física
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.
De acordo com o Ministério da Saúde, atividade física é um comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso.
Exercício físico
Exercício físico é um exemplo de atividade física, mas se diferencia por ser atividade planejada e estruturada, com o objetivo de melhorar ou manter a capacidade física, além de ser normalmente prescrito por profissionais.
Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.
Esporte organizado
Esporte organizado é definido como atividade física dirigida por líderes adultos ou jovens e envolve regras, prática formal e competição. Programas esportivos organizados devem complementar e não substituir, a atividade física regular, esportes recreativos e programas de educação física nas escolas.
A atividade física regular deve ser incentivada para todas as crianças, independentemente de participarem de esportes organizados
Quando a criança atinge a idade escolar, o ideal é que já tenha certas habilidades que irão facilitar o seu desempenho nos esportes. O ideal é que ela comece as atividades físicas no início da vida.
A Academia Americana de Pediatria desenvolveu o conceito de alfabetização física, que se caracteriza pelo desenvolvimento de um amplo conjunto de habilidades e de movimentos fundamentais que irão servir de base para um estilo de vida ativo. Alfabetização física (Physical Literacy) é a motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para valorizar e assumir a responsabilidade pelo envolvimento em atividades físicas para o resto da vida.
Os precursores da alfabetização física são as habilidades motoras infantis, como agarrar, rolar, engatinhar, sentar, agachar, levantar, andar, dançar e os movimentos coordenados, como correr e chutar, correr e lançar, correr e saltar, que precisam ser incentivados durante os primeiros anos de vida.
Um programa concebido para incorporar o desenvolvimento de habilidades nas brincadeiras livres em alunos do jardim de infância e da primeira série assegura uma melhoria significativa das habilidades motoras.
A atividade física deve representar diversão para as crianças. Uma criança fisicamente ativa tende a se tornar um adulto ativo.
Benefícios da atividade física
A atividade física contribui para a preservação da saúde global de todo indivíduo (mental, comportamental, emocional, desenvolvimento físico e cognitivo).
Contribui para um melhor perfil lipídico e metabólico e reduz a prevalência da obesidade e da mortalidade por problemas cardiovasculares. Reduz a depressão e a ansiedade e melhora a autoestima, a cognição e a performance acadêmica.
Atividades físicas regulares contribuem com a formação de uma melhor densidade óssea, para melhora do equilíbrio e funções motoras grossas, aumentando a coordenação motora global e reduzindo o risco de quedas e lesões, tanto na infância quanto na adolescência e vida adulta.
Diminui a possibilidade de tabagismo e do uso de drogas. Grande auxiliar na diminuição do tempo de tela.
Papel das escolas
Valorizar a aula de educação física tanto quanto a de outras matérias. Ensinar aos alunos a importância da atividade física e do esporte. Criar diversão e prazer através de iniciativas de atividade física para jovens.
Promover a saúde e o bem-estar para a aprendizagem ao longo da vida. Promover a inclusão social e desenvolver competências sociais entre seus alunos. Sempre que possível promover e estimular os esportes organizados dentro de suas dependências.
Papel dos professores
Saber fazer com que o esporte seja agradável para quem pratica. Desenvolver planilhas adequadas ao tempo disponível e idade do aluno. Destinar tempo igual entre brincadeira e esporte organizado para menores de 12 anos.
Não permitir práticas esportivas após 19 h, principalmente para menores de 6 anos.
Evitar dois jogos em um dia.
Organizar práticas esportivas breves para atletas jovens, em torno de 30-45 min. Mostrar que o foco é no desenvolvimento e não em vitórias.
Papel dos pais
Perguntar sobre o programa de esportes da escola.
Mostrar a importância do esporte, das regras do jogo, da disciplina num jogo ou brincadeira coletiva, do trabalho em equipe.
Valorizar mais a atividade física como diversão do que como competição. Não estimular especialização, caso se observe algum talento na criança antes de 12 anos de idade.
Garantir nutrição adequada.
O Dia Nacional do Desporto Escolar é um marco muito importante para que as escolas, professores e pais, e principalmente as crianças e adolescentes, possam se integrar e fiquem mais conscientes dos benefícios da atividade física no rendimento escolar e na própria vida.
Núcleo de Estudos da Prática de Atividade Física e Esportes na Infância e Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo