Dia do Professor

Dia do Professor

A figura do professor ocupa um espaço grande e especial em nossas vidas. Começa na infância e continua até a maturidade. Ao longo da vida continuamos, sempre, aprendendo alguma coisa com alguém. Todos somos alunos e professores, em última análise. Mas alguns dedicam seu tempo, seus esforços, seu conhecimento e sabedoria com a finalidade de ensinar. Têm como objetivo profissional e de vida repartir o que aprenderam. Temos que reforçar a importância que desempenham na vida das pessoas e de uma nação.

Recorro a alguns personagens da ficção, que permanecem em nossa memória afetiva, para traduzir nossa gratidão e reconhecimento. Obrigado a você, professor, que de alguma forma tem um pouco de todos esses professores queridos, que elencamos abaixo:

Professor Pardal – personagem criado pelos Estúdios Disney – é inventor e cientista. É tido como excêntrico, alcunha dada para definir seu jeito desorganizado ou distraído. Tem ideias brilhantes e fora do comum. Possui muita criatividade, mas às vezes falha em lidar com a realidade prática ou cotidiana. É um ardoroso e apaixonado defensor da tecnologia e da ciência. É motivado por perguntas e quer encontrar soluções para tudo. É um profissional multitarefa.

Professor Frink – É um cientista excêntrico e gênio maluco da cidade de Springfield, nos desenhos dos Simpsons. É outra versão do Professor Pardal.

Professor Raimundo – criado e interpretado pelo genial Chico Anysio, lida com uma classe diversificada de alunos, inquieta, bagunceira. Ele aguenta de tudo e o “salário é ó …” – aquele espaço definido entre o polegar e o indicador quantifica – sim, pequenininho.

Professor Xavier – O fundador da escola para jovens superdotados, que também atua como mentor dos X-Men. Os “fora da curva” encontram naquele ambiente aquilo de que necessitam para desabrocharem seus talentos. Na escola há professores com empatia e notória competência, que não temem um aluno curioso e questionador. Para necessidades diferentes, propõem tratamentos diferenciados.

Professor Girafales – O professor da turma do Chaves, conhecido por sua paciência (e por seu romance com Dona Florinda). Professor é gente, que também se apaixona e sabe que é mortal.

Professor John Keating – O inspirador professor de literatura que ensina seus alunos a pensarem de forma independente e a valorizarem a poesia, no filme Sociedade dos Poetas Mortos. Ensina a pensar. Incute valores fundamentais.

Professor Indiana Jones – arqueólogo aventureiro e professor universitário. “Topa qualquer parada” pelo encontro de uma peça arqueológica rara. Foco obstinado. O trabalho lhe dá alegria e prazer.

Dois professores da série Harry Potter: Alvo Dumbledore, professor sábio e poderoso, e o Snape, enigmático e complexo professor de poções, que mais tarde ensina Defesa Contra as Artes das Trevas.

A você, que exerce a função docente, em especial em Pediatria e no universo do Adolescente, nossa homenagem, admiração, reconhecimento e gratidão.

A quem honra, honra.

 

Relator:
Fernando MF Oliveira
Coordenador do Blog Pediatra Orienta da SPSP