O médico pediatra é, antes de tudo, um profissional altamente especializado e um orientador responsável pelos seres humanos em crescimento e desenvolvimento no sentido de qualificá-los como adultos capazes e plenos de autodeterminação. Tem, portanto, grande responsabilidade, como cientista da medicina da criança e do adolescente, pelo futuro das gerações e pelas gerações futuras.
Sua atuação é abrangente e exige grande dispêndio de energia. Contudo tal esforço não vem sendo compreendido e nem reconhecido nos últimos anos pela sociedade, que usufrui de sua competência e disponibilidade, mas não o recompensa adequadamente.
Em 1999, os candidatos ao Título de Especialista em Pediatria somavam, no Brasil, 1583. Em 2008, o número caiu para 786, em 2009 tivemos 794 e há sinais de recuperação, pois houve 961 candidatos neste ano de 2010.
A Sociedade de Pediatria de São Paulo está e permanecerá empenhada na retomada do entendimento do valor do pediatra; ela não medirá esforços para isto e não hesitará em buscar parcerias para a obtenção de tal objetivo.
Na data de 27 de julho de 2010, Dia do Pediatra e dia em que a Sociedade Brasileira de Pediatria completa 100 anos de existência, fazemos questão de abraçar todos vocês, pediatras, porque nos sentimos abraçados ao longo de décadas por todos os pais, mães, avós, tios e tias e todos os que compreendem a profundidade de nossos atos.
Clóvis Francisco Constantino
Presidente da SPSP