Em agosto último, na sede da Sociedade de Pediatria de São Paulo, reuniram-se os Departamentos Científicos de Reumatologia e Nefrologia da SPSP.
Octávio Augusto Bedin Peracchi, do DC de Reumatologia, apresentou o caso clínico de um paciente com Púrpura de Henoch Schonlein com comprometimento renal. Na sequencia, Lúcia Maria de Arruda Campos, também do DC de Reumatologia, apresentou uma revisão sobre o tratamento da nefrite na Púrpura de Henoch Schonlein. Houve participação dos membros dos dois departamentos na discussão do caso e da revisão bibliográfica.
Em seguida, Maria Carolina Santos, do DC de Reumatologia, apresentou o caso clínico de um paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil (LESJ) com comprometimento renal, seguido da revisão bibliográfica sobre o tratamento da nefrite no LESJ por Lúcia Maria de Arruda Campos. Novamente os membros dos dois departamentos debateram o tema.
Para Maria Teresa Terreri, presidente do Departamento de Reumatologia Pediátrica da SPSP, o encontro inter-departamental foi muito rico e interessante e a iniciativa proporcionou uma troca de ideias e conhecimentos sobre alguns temas que têm interface com ambos os departamentos. “A iniciativa deverá ser repetida com outros departamentos em reuniões futuras”, comentou Maria Teresa.
Texto divulgado em 06/08/2011.
Membros dos DCs de Reumatologia e Nefrologia no auditório da sede da SPSP.