Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 12/07/2021
No dia 10 de julho faleceu o pediatra neonatologista colombiano Hector Martinez, uma personalidade importante para o Método Canguru que esteve várias vezes aqui entre nós, no Brasil.
O cuidado mãe-canguru idealizado na Colômbia, em 1979, pelos doutores Edgar R. Sanabria e Hector Martinez, foi aplicado inicialmente no Brasil no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos (1992), e no Instituto Materno Infantil de Pernambuco – IMIP (1994), em Recife, e hoje tem o reconhecimento mundial.
“A Metodologia Mãe Canguru é um CREDO para mim, pois o contato pele a pele* é uma força tremenda que atua não apenas física e emocionalmente, mas também intelectualmente. O papel da mãe é e sempre foi fundamental no desenvolvimento da criança. É para mim um Credo que a mãe, em contato pele a pele com seu filho, inicie um fascinante campo de estímulos bioquímicos hormonais e emocionais de grande importância para o melhor desenvolvimento do ser humano e que nenhuma tecnologia, por mais que avançado e rico, nunca será capaz de substituir. Sempre foi assim e sempre será assim.”
Trecho extraído do site www.40anosdemadrecanguro.com.
* Cientificamente comprovado
No Brasil, desde a Portaria do GM/MS 693 de 5 de julho de 2000, o Método Canguru foi incorporado às políticas nacionais de saúde. Atualmente, é considerado um modelo de assistência perinatal que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado aos pais, família, criança e profissionais da saúde. Um divisor de águas na atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso.
Não temos como precisar quantos prematuros sobreviveram pelos ensinamentos de Hector Martinez Gomez e quantos ainda se beneficiarão. Cabe a nós, pediatras e todos os profissionais de saúde vinculados aos cuidados materno-infantis, eternizar o carinho e as lições que ele, em sua simplicidade e generosidade, proporcionou.
Perdemos nossa “Mãe Canguru”. Mas fica sua obra.
Obrigado e até sempre.
Yechiel Moises Chencinski
Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP
Maria Regina Bentlin
Presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPSP