Em 2008 foi feita uma parceria entre o Programa de Reanimação Neonatal – SBP e o Ministério de Saúde com o objetivo de formar novos instrutores para atuação em regiões-alvo com objetivo de diminuir a mortalidade por asfixia perinatal no Brasil. Nesse sentido, dia 5 de dezembro foi realizado um curso para formação de 10 novos instrutores do Programa de Reanimação Neonatal da SBP/SPSP da Baixada Santista, Itapeva, São Mateus, Itapecerica da Serra e Barretos.
Os novos instrutores deverão cumprir a meta de treinar médicos ou auxiliares da reanimação em seus locais de atuação. Helenilce de Paula Fiod Costa, Claudia Tanuri, Cheung H. Russo e Ana Maria de Melo foram as responsáveis pela formação dos novos instrutores. “O curso transcorreu em clima de cordialidade e todos instrutores saíram bem motivados”, disse Helenilce, coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal SBP/SPSP.
O Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da SBP tem por meta contar com um instrutor ativo do programa em hospitais com mais de 1000 partos/ano. Atualmente o Programa no Estado de São Paulo conta com 175 instrutores, entretanto, foram detectadas áreas prioritárias para treinamento de novos instrutores como Baixada Santista e Sorocaba.
O curso foi realizado no anfiteatro da nova sede da SPSP (em São Paulo), inaugurando o espaço recém-reformado para acolher com mais conforto os associados e outros profissionais de saúde que participam dos cursos e eventos oferecidos pela SPSP.
Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 16/12/2008.
Adriana Oliveira Silva.
Participantes na parte teórica do curso.
Adriana Oliveira Silva.
Claudia Tanuri e Helenilce de Paula Fiod Costa ministram a parte teórica do curso.
Adriana Oliveira Silva.
Participantes assistem à parte prática do curso.
Adriana Oliveira Silva.
Participantes assistem à parte prática do curso.
Adriana Oliveira Silva.
Membros do Programa de Reanimação Neonatal e os novos instrutores formados.