No último dia 24 de maio aconteceu o Curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, realizado em São Paulo, capital.
Este curso faz parte do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e tem como objetivo capacitar profissionais de saúde a realizar o transporte inter e intra-hospitalar de recém-nascidos de alto risco de modo eficiente e seguro. É destinado a médicos pediatras, neonatologistas e outros profissionais de saúde que auxiliam no transporte neonatal, desde que previamente habilitados no Curso de Reanimação Neonatal da SBP.
Esta edição do curso contou com 14 alunos treinados por cinco instrutores de reanimação neonatal e reanimação do prematuro. Estes cinco instrutores foram supervisionados por Sérgio Tadeu M. Marba (coordenador), Helenilce de Paula F. Costa, Jamil Pedro S. Caldas e Ana Maria A.G. Pereira de Melo, todos instrutores credenciados pela SPSP/SBP e, ao final do curso, foram credenciados também como instrutores de transporte do RN de alto risco. A partir de agora, eles replicarão o curso nas diversas regiões do Estado de São Paulo.
O curso foi realizado pela SPSP com o apoio do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, que cedeu o espaço, da Fanem e Santronic, que emprestaram os equipamentos necessários para o treinamento.
Atualmente, a SPSP conta com 27 instrutores do Curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco.
Fonte: HU-USP