Carta do Rio convoca pediatras à defesa da profissão



Foto: Marcelo Vallin

No dia 30 de abril, véspera da posse da nova diretoria, a SBP realizou, no Rio de Janeiro, um Fórum de Defesa Profissional, que reuniu lideranças de todo o País. Na ocasião, o Presidente do Departamento Científico, Dr. Milton Macedo, apresentou, dentre várias informações, um relato da situação de cada estado a respeito da organização e da mobilização da pediatria em torno da pauta nacional unificada. Foram discutidas as dificuldades a serem superadas e propostas de ação. Dentre as decisões, a “Carta do Rio de Janeiro”, destinada ao conjunto dos pediatras. Leia, a seguir:

 

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS PEDIATRAS

CARTA DO RIO DE JANEIRO

30 de abril de 2010

Colegas,

Dando sequência ao Movimento de Mobilização Nacional da Pediatria, a SBP realizou mais um Fórum de Defesa Profissional na cidade do Rio de Janeiro, em 30 de abril de 2010. A Pediatria vive um momento de muita visibilidade no cenário médico do país.

As ações de Defesa Profissional da SBP, ao longo dos últimos anos, ganharam grande impulso, especialmente a partir de julho de 2009, com um programa consistente de valorização da pediatria e do pediatra. Começaram a surgir os primeiros resultados significativos do Movimento que, aos poucos, passa a ser citado como exemplo por outras especialidades médicas no País.

O acordo SBP/Unidas, com o apoio da ANS, é um marco histórico que reflete o grande potencial do movimento associativo dos pediatras na retomada do respeito e da remuneração digna do seu exercício profissional. Não podemos perder esse bom momento em que  oportunidades favoráveis à pediatria se multiplicam em todo o território nacional. Os avanços projetados só dependem de nós e das ações efetivas das Filiadas Estaduais.

Os participantes do Fórum de Defesa Profissional do Rio de Janeiro – lideranças pediátricas de todo o país – avaliaram positivamente os resultados obtidos até agora e assumiram o compromisso de estimular ainda mais a adesão dos colegas, protagonistas insubstituíveis para o alcance das conquistas desejadas.

Mediante a atuação firme das Filiadas e a participação efetiva dos associados, tendo por referência as diretrizes da SBP, ganharemos todos: as crianças, os adolescentes, os pediatras e a sociedade.

“Sua adesão à Mobilização Nacional dos Pediatras é indispensável para as conquistas que esperamos alcançar. Sem você fica difícil avançarmos.”  Dioclécio Campos Junior

Os referenciais para a Mobilização Nacional dos Pediatras estão disponíveis no portal da SBP, no sítio do Departamento Científico de Defesa Profissional . São os seguintes:

  • Carta aos presidentes das Filiadas – MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS PEDIATRAS – Mensagem da SBP aos presidentes das filiadas (22 de julho de 2009);
  • Carta aos pediatras – MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS PEDIATRAS – Mensagem do presidente da SBP (24 de julho de 2009);
  • Acordo entre a SBP e a UNIDAS – (Portal da SBP, 10 de fevereiro de 2010);
  • Inclusão na CBHPM de novos procedimentos pediátricos aprovados pela Câmara Técnica, AMB (26 de fevereiro de 2010), conforme tabela abaixo:

CÓDIGO

PROCEDIMENTO

PORTE

VALOR

10106146

Atendimento Ambulatorial de Puericultura

3B

R$ 112,00

41301471

Teste do Reflexo Vermelho –“Teste do olhinho”
ROL 211 da ANS – Vigência obrigatória para   todas as operadoras a partir de 07 de junho de 2010

1C

R$ 30,00

  • SBP e FenaSaúde dão início a entendimento (Portal da SBP, 30/03/10);
  • Apoio da UNIMED Brasil às teses apresentadas pela SBP – (Portal da SBP, 18 de setembro de 2009).

Participe, este é o momento!

Dioclécio Campos Junior
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Eduardo da Silva Vaz
Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Mário Lavorato da Rocha
Assessor da Presidência (Procedimentos Padronizados em Pediatria/PPP e Saúde Suplementar) da SBP

Milton Macedo de Jesus
Presidente do Departamento Científico de Defesa Profissional da SBP

Texto divulgado pela Assessoria de Comunicação da SBP em 6/5/2010.