Campanha Nacional de Atualização de Cadernetas de Vacinação: Especificidades

Essa Campanha será diferente das outras já realizadas desde 1980.

É uma Campanha Nacional para atualização das cadernetas de vacinação para as crianças menores de 5 anos de idade, ou seja, será uma campanha seletiva.

As primeiras duas doses do esquema vacinal contra a paralisia infantil, serão substituídas pela vacina inativada poliomielite (VIP), e para as 3ª. dose, o 1º e o 2º reforço, a vacina oral poliomielite (VOP) será mantida. Nessa Campanha de Atualização, que ocorrerá no período de 18 (sábado) a 24 de agosto, a vacina poliomielite não será aplicada de modo indiscriminado, serão vacinadas apenas as crianças que estiverem em atraso com o esquema vacinal. A partir de 2013, será realizada apenas uma Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, para todas as crianças entre 6 meses e menores de 4 anos de idade.

Essa Campanha Nacional de Multivacinação terá como objetivo o incremento das coberturas vacinais (CV) e a homogeneidade em todo o país, para a manutenção da erradicação da poliomielite e o sarampo e o controle das outras doenças imunopreveníveis.

Calendário Vacinal, Estado de São Paulo, 2012

Idade

Vacinas

Ao nascer

BCG, Hepatite B

2 meses

PENTA(DTP/Hib/HB), VIP, Rotavirus

3 meses

Pneumo 10 e MenC

4 meses

PENTA(DTP/Hib/HB), VIP, Rotavirus

5 meses

Pneumo 10 e MenC

6 meses

PENTA(DTP/Hib/HB), VOP

7 meses

Pneumo 10

9 meses

Febre amarela

12 meses

SCR, MenC

15 meses

VOP, DTP. Pneumo 10

4 a 6 anos

VOP, DTP, SCR

6 m e menores de 2 anos

Influenza

 

 Texto divulgado em 16/08/2012