Principais dúvidas
O que é uma Campanha de atualização de cadernetas de vacinação?
Será uma oportunidade para as crianças receberem a vacina que estiver em atraso no calendário. Por isso é muito importante que os pais levem a caderneta de vacinação. Serão vacinadas apenas as crianças que tiverem alguma vacina em atraso.
Para quem é dirigida essa Campanha?
Para todas as crianças menores de 5 anos de idade.
Quais vacinas estarão disponíveis nessa Campanha?
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico: vacina BCG, rotavírus, poliomielite, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba e influenza para as crianças entre 6 meses e menores de 2 anos de idade. Serão aplicadas duas novas vacinas: a Pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por hemófilos e a vacina inativada poliomielite (VIP).
Quando será aplicada a vacina VIP?
O esquema de vacinação da poliomielite consta de 5 doses. A vacina VIP será aplicada nas primeiras duas doses, aos 2 e 4 meses de idade, a vacina oral poliomielite (VOP, também conhecida como Sabin, a “gotinha”) será aplicada na terceira, primeiro e segundo reforço.
Qual a diferença dessa Campanha em comparação com as outras já realizadas anteriormente?
Nas outras Campanhas realizadas desde 1980, todas as crianças menores de 5 anos de idade recebiam a vacina Sabin (a gotinha). Nessa Campanha só serão vacinadas as crianças que tiverem alguma vacina em atraso.
Onde posso levar o meu filho para ser vacinado?
No posto de saúde mais próximo da sua casa.
É importante levar a caderneta de vacinação?
Sim é muito importante, para que as equipes de vacinação possam avaliar se há alguma vacina em atraso.
E se a caderneta de vacinação foi perdida?
Solicitamos que procure o posto de saúde, onde a criança já é vacinada, para avaliação da ficha registro, onde todas as vacinas aplicadas são anotadas.
Por quê essa campanha é importante?
Com as crianças adequadamente vacinadas, manteremos erradicada o sarampo e a poliomielite e também iremos reduzir as outras doenças imunopreveníveis.
Texto Divulgado em 16/08/2012