Texto divulgado em 01/08/2024
A campanha Agosto Dourado: juntos pela amamentação tem por objetivo sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a importância do aleitamento materno. Esta é mais uma ação da SPSP a fim de promover e apoiar esse ato de amor e saúde para que a amamentação seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil.
“Entre as campanhas da SPSP, certamente não poderíamos deixar de contemplar o tema amamentação, tendo em vista os inúmeros benefícios que o aleitamento materno proporciona às crianças, não somente na primeira fase da vida, mas também para a saúde futura, uma vez que muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem seus riscos reduzidos graças ao ato de amamentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) traçou como meta alcançar o ano de 2025 com pelo menos 50% de aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e a SPSP abraça esse propósito, visando, inclusive, contribuir para que essa meta seja superada. Além disso, anualmente a WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) define o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que em 2024 é “Closing the gap: breastfeeding support for all” (na tradução livre “Amamentação: Apoio em todas as situações”). Dessa forma, a campanha Agosto Dourado procurará alinhar sua programação com o tema escolhido para a SMAM em prol do incentivo à prática do aleitamento materno.”
Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
“A campanha Agosto Dourado é uma ação que visa divulgar a importância do aleitamento materno, prática que traz inúmeras vantagens para a saúde tanto do bebê como da mãe. A WABA (Word Alliance for Breastfeeding Action) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio à amamentação em todo o mundo, e a IBFAN Brasil luta por um mundo sem pressões comerciais, para que as mulheres possam tomar decisões informadas quanto à alimentação infantil de forma adequada; estas duas organizações trazem como tema deste ano, no Agosto Dourado, o Apoio da amamentação em todas as situações, no intuito de reduzir as desigualdades. Inúmeras são as situações em que as mães e os bebês precisam de apoio, como por exemplo as mulheres em trabalho formal e informal na volta ao trabalho, as mães de prematuros, nas crises climáticas, nas diferenças de gênero e raça, entre várias outras. Ao intervirmos no prolongamento da amamentação, fortalecemos a saúde e aumentamos a sobrevivência de mães e crianças, além de promovermos uma melhora do meio ambiente, que ficará mais livre de resíduos e substâncias tóxicas.”
Rosângela Gomes dos Santos, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP e coordenadora da Campanha Agosto Dourado: juntos pela amamentação
Organização: Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP