As Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – CREMESP foram regulamentadas por meio de Resolução Cremesp nº 86 que foi publicada no Diário Oficial do Estado em 2 de dezembro de 1998. Os objetivos incluíram as seguintes necessidades: melhor atender aos médicos do Estado em função da evolução técnico-científica crescente, e participação progressiva das especialidades médicas e áreas de atuação diante da abrangente ação do Conselho. Pelo regulamento, elas são criadas mediante solicitação de conselheiro, apreciadas e aprovadas em sessão plenária. O coordenador será um conselheiro nomeado pela Plenária.
O artigo 6º da resolução mencionada atribui às câmaras:
- analisar e emitir pareceres sobre técnicas e tratamento no âmbito da especialidade;
- analisar e emitir pareceres sobre os Expedientes Denúncias e Consultas;
- assessorar o Cremesp em assuntos que envolvam a especialidade.
No último dia 18 de outubro, em reunião ordinária da Diretoria da SPSP, a convite da mesma por meio do sr. presidente Dr. José Hugo de Lins Pessoa, compareceu à sessão o atual presidente do Cremesp, Dr. Henrique Carlos Gonçalves, pediatra, que, além de retomar seu associativismo à entidade pediátrica estadual e, conseqüentemente nacional, assumiu a necessidade de criação da Câmara Técnica de Pediatria do Cremesp, o que tentará viabilizar nas próximas semanas, contando com indicações, pela SPSP, de vários de seus futuros membros.
Na ocasião, coincidentemente o Dia do Médico, tive a oportunidade de estar presente, ainda como ex-presidente da Sociedade e do Conselho e compartilhar aquela noite solene com vários outros ex-presidentes da SPSP, um ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, bem como de seu atual vice-presidente.
A Diretoria da SPSP estava toda presente e participou dos pronunciamentos, cuja tônica foi o imperativo que é a união dos esforços das entidades médicas em prol de melhor e mais respeitado trabalho do médico, bem como da segurança da saúde da população em tempos tão difíceis nessa esfera indispensável à sociedade brasileira.
Muito honra a SPSP ter mais um pediatra presidindo o Cremesp e compartindo seu quadro associativo. Creio que seus 8 mil associados têm mais um motivo para orgulhar-se de sua Sociedade com esta iniciativa da nova Diretoria, formalizada pelo entendimento entre seu presidente e o novo presidente do Cremesp.
Ganharão a Pediatria brasileira, as crianças e adolescentes de nosso País, seus pais e todos os médicos em geral, pois união de esforços sempre redundará em benefício da coletividade.
Parabéns ao espírito de colaboração, comunhão e compartilhamento que, cada vez mais, permeia as ações dos líderes das entidades médicas, sabedores que são das necessidades de todos.
Dr. Clóvis Francisco Constantino
Conselheiro do CREMESP e do Conselho Federal de Medicina, Presidente do Departamento de Bioética da SBP, Presidente da SPSP (1998-2000), Presidente do CREMESP (2003-2004).
Matéria publicada em Pediatra Informe-se – Boletim da SPSP Ano XXIII – No 136 – novembro/dezembro 2007
Assessoria de Imprensa – SPSP