No dia 26 de abril, o anfiteatro da sede da SPSP (na capital de São Paulo) recebeu 37 pediatras para a reunião do projeto Café da Manhã com Professor que tratou do tema Tosse crônica: um desafio para o pediatra e um estresse para os pais, organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP e o Departamento Científico de Pneumologia da SPSP. O objetivo do encontro foi atualizar os participantes em relação à abordagem multidisciplinar de um problema frequente e de difícil resolução.
Na reunião, Fabíola Villac Adde, presidente do Departamento de Pneumologia da SPSP, falou sobre definição, fisiopatologia, diagnóstico diferencial inicial da tosse; Lidia Alice G.M.M. Torres, membro do Departamento, discorreu sobre a ligação – ou não – da tosse com asma; Tânia Quintela, membro do Departamento, esclareceu a questão do refluxo gastro-esofágico e a tosse; Cleyde M.A. Nakaie, membro do Departamento, falou sobre rinossinusopatia; e Ana Maria Cocozza, também membro do Departamento de Pneumologia da SPSP, fez palestra sobre outros diagnósticos diferenciais a considerar. Durante o colóquio, no final do encontro, os pediatras presentes esclareceram dúvidas e conversaram com as professoras. A reunião teve o apoio da Nestlé Nutrition.
Os pediatras com Título de Especialista em Pediatria e Otorrinolaringologia e Áreas de Atuação em Pneumologia Pediátrica, Alergia e Imunologia Pediátrica e Gastroenterologia Pediátrica receberão pontos para a Certificação de Atualização Profissional conferida pela Comissão Nacional de Acreditação.
Confira os próximos encontros aqui.
Fonte: SPSP
Fonte: SPSP
Fonte: SPSP