Café com o Professor debateu o diagnóstico e tratamento do TEA do berçário à infância 

Texto divulgado em 13/11/2024


No dia 9 de novembro, foi realizado o Café da Manhã com o Professor – Diagnóstico e tratamento do TEA: do berçário à infância, uma ação pela campanha Novembro Roxo. O evento, que teve a presença de 41 pessoas, foi organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos e Departamento Científico (DC) de Neonatologia da SPSP, realizado de forma presencial no auditório da SPSP, com o objetivo de discutir a situação atual do diagnóstico e tratamento do TEA, com ênfase no diagnóstico precoce, iniciado logo após o nascimento.

Coordenado e moderado por Celso Moura Rebello e Maria Augusta Bento Cicarone Gibelli, respectivamente presidente e secretária do DC de Neonatologia da SPSP, a atividade contou também com a presença de Pessia Grywac Meyerhof, especialista em avaliação neonatal da Brazelton e na utilização da avaliação dos Movimentos Gerais do recém-nascido; Fatima Maria Vieira Batistelli, membro do Núcleo de Estudos (NE) de Saúde Mental da SPSP; e Fernando Lamano, vice-presidente do NE de Saúde Mental e membro do NE de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP.

Após a abertura do Café da Manhã, proferida por Rebello, foram realizadas três palestras, cujos temas englobaram: Quando suspeitar no recém-nascido?Abordagem diagnóstica e terapêutica na infância e  A importância da abordagem multiprofissional. Após as considerações finais, os palestrantes responderam perguntas da plateia.

A gravação deste Café da Manhã com o Professor está disponível no portal SPSP Educa (www.spspeduca.org.br).