Texto divulgado em 26/11/2024
No dia 23 de novembro, foi realizado o Café da Manhã com o Professor – Anquiloglossia no Recém-Nascido e Lactente Jovem, organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos, Núcleo de Estudos (NE) de Saúde Oral e Departamento Científico (DC) de Aleitamento Materno da SPSP. Realizado de forma presencial no auditório da SPSP, o evento teve por objetivo apresentar diálogo transdisciplinar da anquiloglossia no recém-nascido e lactente jovem, abordando o seu diagnóstico; implicações na deglutição, respiração e fala; fatos e mitos sobre o impacto no aleitamento materno; importância da avaliação pré-cirúrgica e acompanhamento pós-cirúrgico da fonoaudiologia, além de técnicas e complicações cirúrgicas.
Com um público presente de 56 pessoas, o Encontro foi coordenado e moderado por Cristina G. Del Conte e Rosangela G. dos Santos, respectivamente presidente do NE de Saúde Oral e presidente do DC de Aleitamento Materno da SPSP, contando, ainda, com a participação de Maria Cristina Passos Fleury, membro do DC de Neonatologia da SPSP; Yechiel Moises Chencinski, membro do DC de Aleitamento Materno da SPSP; Mary Odette Silva e Adriana Cátia Mazzoni, ambas membros do NE de Saúde Oral da SPSP; Renata C. Di Francesco, membro do DC de Otorrinolaringologia e presidente do NE de Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP; e José Roberto Baratella, presidente do DC de Clínica Cirúrgica em Pediatria da SPSP.
Após a abertura do Café da Manhã, proferida por Rosangela Gomes, foram realizadas as seguintes palestras: Diagnóstico da anquiloglossia – como, quem, onde, quando?; Impacto no aleitamento materno: Mitos e fatos; Importância da avaliação Fonoaudiológica – Pré e pós cirurgia; Técnicas cirúrgicas; Implicações da anquiloglossia na deglutição, respiração e fala e Complicações cirúrgicas. Ao final da atividade, houve um colóquio em que os palestrantes responderam perguntas da plateia.