Algumas dicas para reforçar sua proteção ao andar de bicicleta, seja na hora do trabalho ou do lazer.
- Antes de usar a sua bicicleta, cheque se ela está funcionando adequadamente, verificar pressão dos pneus e freios.
- Use capacete de ciclista. Proteja seu cérebro! O crânio humano tem cerca de um centímetro de espessura e pode ser quebrado por um impacto de apenas sete a 10 km/h. O capacete ajuda a proteger a cabeça, pois absorve o impacto da transmissão de energia durante acidente ou mesmo durante uma queda e diminui o risco de graves lesões cerebrais em torno de 85%.
- Use também cotoveleiras e joelheiras.
- Use calçados fechados que protejam os pés da corrente e dos aros da bicicleta.
- Ajuste a altura do assento para permitir uma ligeira curva no joelho quando a perna está completamente estendida.
- Ajuste a altura do guidão no mesmo nível do banco.
- Evite rodar à noite, porque você é mais difícil de ser visto.
- Use sempre coletes fluorescentes, ou outras cores brilhantes, durante o dia, ao anoitecer, noite, ou durante o mau tempo.
- Use algo na bicicleta que reflita a luz, como fita reflexiva, ou luzes intermitentes. Lembre-se, só porque você pode ver um motorista não significa que o motorista pode ver você.
- Use algo que facilite sua visualização pelos outros, se você tem que andar de noite, certifique-se de que você tem refletores na parte da frente e de trás de sua bicicleta (luzes brancas na frente e refletores vermelhos traseiros são obrigados por lei em diversos países), além de refletores em seus pneus.
- Controle sua bicicleta. Sempre andar com pelo menos uma mão no guidão.
- Leve livros e outros itens em um “cesto” de bicicleta ou mochila.
- Preste atenção para evitar os perigos. Fique atento aos buracos, cacos de vidro, cascalho, poças, folhas e cães.
- Escolha um líder para gritar e apontar os perigos para os ciclistas quem vem atrás, caso esteja andando em grupo.
- Dê preferência andar em ciclovias, na impossibilidade, prefira ruas largas e com trânsito calmo.
- Utilize espelho retrovisor.
- Sinalize com os braços suas voltas. Você é menos provável de ser atingido quando os motoristas não são pegos de surpresa. Deixe-os saber que você está prestes a virar ou mover para a esquerda ou para a direita.
- Não use fones de ouvido ou celulares. É importante ouvir o que está acontecendo em torno de você.
- Siga o fluxo de tráfego em estradas, na mesma direção que outros veículos.
- Respeite as leis de trânsito. A bicicleta é um veículo e você é um motorista.
- Obedeça a todas as leis e sinais de trânsito, bem como as marcações de pista.
- Seja previsível. Ande em linha reta, e não dentro e fora dos carros. Sinalizar seus movimentos para os outros.
- Preste atenção para os carros estacionados. Evitar o inesperado como abertura de portas.
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Relatora:
Maria de Jesus C.S. Harada
Enfermeira, membro do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP.
Referências:
Centeres for Disease Control and Prevention. CDC. Bicycle Helmet Usage and Head Injury Prevention. Acessado: 5/08/2012. Disponível: http://www.cdc.gov/program/performance/fy2000plan/2000xbicycle.htm
Companhia de Engenharia de Tráfego. CET. Acidentes de Trânsito Fatais. Relatório Anual. São Paulo. 2011.
Save Kids. Canada. Safe cycling. Acessado: 5/08/2012. Disponível: http://www.safekidscanada.ca/search/search.aspx
Safe cycling. National Highway Traffic Safety Administration. (NHTSA). Acessado: 5/08/2012. Disponível: www.nhtsa.dot.gov
Criança Segura. Brasil. Guia Criança Segura na Escola. São Paulo. 2011. Acessado. 05/08/2012. Disponível: http://www.gestaoeducacional.com.br/pdf/guia_cs_na_escola.pdf
Publicado no site da SPSP em 18/09/2012.
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