USO DA PELE DE TILÁPIA NO TRATAMENTO DAS QUEIMADURAS

Introdução:
Estima-se que, no Brasil, ocorram em torno de 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano. (CRUZ, et al, 2012). Desde 2014 ocorrem estudos buscando melhorar o tratamento das pessoas que são vítimas dessas queimaduras através da pele da tilápia. A pele desse animal apresenta o dobro de colágeno 1 comparado à pele, elevada resistência à tração, mantém a pele úmida, melhora o processo de cicatrização, diminui a troca de curativo e de uma consequente dor e reduz gastos . O método busca sua liberação na ANVISA tendo seu uso em forma de estudo multicêntrico.
2. Objetivo:
O objetivo principal foi avaliar as vantagens do uso da pele de tilápia em relação ao enxerto convencional. O objetivo secundário buscou desmistificar os possíveis preconceitos em relação ao uso da pele de tilápia e esclarecer aos profissionais da saúde sobre o acesso ao método.
3. Método:
Trata-se de uma revisão de literatura feita a partir das plataformas: Scielo, Pubmed e Google Acadêmico e manuais da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Foram selecionados artigos de 2010 até 2022. Foram pesquisados 10 artigos nos idiomas inglês e português que tinham como descritores: ´queimaduras´, ´pele de tilápia´, ´tratamento´, ´curativo´, ´xenoenxerto´
4. Resultados:
O curativo utilizando a pele de tilápia resulta em proteção do ferimento e diminui a necessidade de inúmeras trocas de curativos, muitas vezes permanecendo na ferida até a sua completa cicatrização.
5. Conclusão:
Observa-se uma ampliação no uso das peles de tilápia de forma que comprove seus benefícios seja em queimaduras ou outras cirurgias. Do ponto de vista econômico, a tilápia é um peixe amplamente criado no Brasil, fazendo com que sua pele seja um material abundante, podendo ser exportada. Foi observada uma necessidade de ampliação de políticas públicas visando um maior alcance através do SUS e da urgência de uma maior conscientização acerca da prevenção das queimaduras e concientização das familias brasileiras pelos pediatras.