URTICÁRIA VASCULITE – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Urticária Vasculite (VU) é um tipo incomum de urticária, onde observa-se lesões com duração superior a 24 horas, acompanhado de prurido, púrpura, dor e queimação. Corresponde a 5 a 10 das urticárias crônicas e pode ser classificada em normocomplementêmica e hipocomplementêmica.

DESCRIÇÃO

M.S.V, masculino, 4anos, com história de manchas avermelhadas, pruriginosas em membros inferiores, nádegas, face e palmas das mãos há 1 semana. Acompanhava inapetência, prostração, vômitos, edema em mãos e pés e febre (38,5ºC) apenas por 12 horas. Exame físico: regular estado geral, irritada, desidratada, hiperemia conjuntival, enantema de orofaringe, amígdalas aumentadas e exantema eritematomacular com áreas arroxeadas que não desapareciam à digitopressão em face, tronco e membros, edema de mãos, pés e tornozelos e ao ligar o ar-condicionado apresentou fenômeno de Raynaud. Após soro de reidratação oral (SRO), houve grande melhora do estado geral, sugerindo etiologia viral. Laboratório: Leucograma: VHS (57mm), PCR (38,7 mg/L). Painel viral: IgM e IgG positivas para vírus Epstein-Baar, citomegalovírus, adenovírus-IgG e ECHO-IgG: fracamente positivos. CH50:214 U/CAE e Alfa-1-Glicoproteína ácida aumentada (133 mg/dl). Hemograma com discreta anemia hipocrômica e microcítica (Hb:10.4g/dl), e leucograma: 13,900/mm³ com 64,4 de segmentados, sem desvios.
O paciente foi tratado com hidroxizina, suspenso após 24horas sem melhora do quadro, e SRO (960 ml), com resolução completa e espontânea após 7 dias do início dos sintomas.

DISCUSSÃO

Nosso caso está de acordo com a literatura, com sintomas com duração maior que 24 horas, sem melhora com anti-histamínicos. Além disso, apresentou a forma normocomplementêmica que é mais comum e idiopática, podendo se relacionar com Lúpus Eritematoso Sistêmico e Síndrome de Sjogren.

CONCLUSÃO

UV deve-se suspeitar nos casos de exantema urticariforme com características de vasculite por mais de 24horas.
Deve-se realizar biópsia deve ser realizada na presença de púrpura e queimação intensa.
Deve-se investigar comorbidades (LES e SJ), além das causas virais.