UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE NA DISFORIA DE GÊNERO NO ATENDIMENTO À CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Introdução: Nos últimos anos, foi possível observar o aumento da procura de consultas médicas por crianças e adolescentes que não se identificavam com seu próprio sexo. O termo disforia de gênero foi criado pela Associac807,a771,o Americana de Psiquiatria (APA) e consiste, portanto, no conflito gerado pela não concordância entre a identidade de gênero e o sexo biológico do paciente, provocando, assim, desconforto e situações desagradáveis como estresse, rejeição, bullying, depressão, ansiedade e suicídio.
Objetivo: analisar e evidenciar o papel do profissional pediatra no atendimento à crianças e adolescentes com disforia de gênero
Método: Revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, no periodo de julho de 2008 a julho de 2018. Para coleta de dados foram utilizadas as bases Scielo, LILACS, PUBMED, COCHRANE e MEDLINE.
Resultados: A partir dos 2 anos de idade, a criança começa a criar sua própria identidade de gênero por meio da combinação de diversos fatores. Nesse processo, o paciente pode se identificar como homem, mulher ou outra categoria diferente. Quando a sua identidade não é congruente com seu sexo, é usado o termo ´transgênero´. É importante ressaltar que a disforia de gênero não necessariamente está relacionada com a orientação sexual e, portanto, com a homossexualidade. De acordo com estudos, cerca de 85 das crianças que apresentam essa condição se sentirão à vontade novamente com seu próprio sexo biológico. Quando a mesma se manifesta na adolescência , é mais provável que permaneça na vida adulta.
Conclusão: O diagnóstico e acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar, com o fim de fornecer ao paciente todo suporte necessário, além de também atender às necessidades da família. Ao pediatra, que por muitas vezes é o primeiro profissional a ser procurado, cabe realizar o diagnóstico, identificar se o paciente e proporcionar um amparo psicossocial, sempre reafirmando a singularidade de cada caso.