TUMOR DE POTT´S PUFFY, UMA COMPLICAÇÃO RARA DE SINUSITE

Introdução:
Sinusite é uma afecção comum que afeta aproximadamente 20 da população. Consiste em um quadro de congestão nasal, dor facial, tosse, mal-estar e fadiga. É classificada em aguda (até 14 dias), subaguda ( 3 meses) e crônica ( 3 meses). A sinusite pode levar a graves complicações, como a celulite periorbitária, meningite pneumocócica, o Tumor de Pott (osteomielite com abcesso de osso frontal) e o Tumor de Pott´s Puffy (Pott associado a meningite bacteriana), elevando o índice de mortalidade.

Descrição do caso:
Criança do sexo feminino, 8 anos de idade e sem doença de base chegou ao Hospital com quadro de tosse, coriza esverdeada, cefaleia frontal e mal-estar há 3 meses com febre alta intermitente. Diagnosticada como sinusite aguda em 3 ocasiões diferentes em outros serviços. Recebeu 2 tratamentos com amoxicilina 50 mg/kg/dia por 10 dias e 1 de amoxicilina-clavulanato 40 mg/kg/dia por 10 dias. Dez dias antes da hospitalização reiniciou com febre, sonolência e cefaleia frontal. Após 7 dias apresentou piora da cefaleia e surgimento de tumoração dolorosa em região frontal com crescimento progressivo até a admissão. Feito TC de crânio que evidenciou osteomielite frontal com abcesso subperiostal bilateral. Líquor demonstrou meningite bacteriana caracterizando um tumor de Pott´s Puffy.

Discussão:
Alguns fatores que aumentaram a probabilidade do surgimento da complicação. O tempo de tratamento deveria ser maior, principalmente após o primeiro ciclo. A antibioticoterapia poderia ser modificada com antibióticos mais potentes, de maior espectro e com doses maiores.

Conclusão:
A sinusite pode apresentar algumas complicações. O tratamento com antibiótico, dose e tempo adequados podem prevenir parcialmente essas complicações. O Tumor de Pott´s Puffy exige diagnóstico e tratamento precoce, porém seu conhecimento ainda é pouco difundido entre os pediatras.