TUBERCULOSE MILIAR EXANTEMÁTICA: UM RELATO DE CASO

Introdução: A tuberculose é um problema de saúde pública negligenciado na pediatria. As formas raras são mais difíceis de serem diagnosticadas.
Descrição do caso: M.L.S, feminina, 2 anos, natural de São Paulo, história de três meses de tosse produtiva e febre intermitente. Neste período tratada por duas vezes como pneumonia. Há duas semanas da internação com piora do desconforto respiratório e febre, além de lesões pelo corpo: tronco, membros inferiores, face, mãos e pés com remissão parcial após antibiótico. Encontrava-se em regular estado geral com desconforto respiratório importante, com pneumonia lobar em hemitórax direito e suspeita de tuberculose (TB) pulmonar pela história clínica e radiológica. Somando-se o fato de dois familiares contactantes com diagnóstico de TB pulmonar. Realizou PPD em unidade básica com resultado de 13mm, porém nenhuma investigação a mais havia sido feita. Realizado coleta de lavado gástrico com resultado de PCRTB positivo. Iniciado tratamento com esquema RIP. As lesões de pele foram caracterizadas como impetigo e orientado tratamento com antibiótico. Evoluiu com piora significativa do padrão respiratório e das lesões cutâneas: papulares, descamativas com fundo necrótico em todo tronco e membros. Em horas apresentou choque séptico, sangramento pulmonar, CIVD e óbito.
Discussão: O diagnóstico da TB na infância ainda constitui um desafio no Brasil, contribuindo para um tratamento tardio e ineficaz, aumentando a taxa de mortalidade. A evolução a óbito do caso foi sugestiva de um choque séptico associada a uma TB miliar, com manifestações pulmonares e cutâneas em uma forma rara chamada tuberculose papulonecrótica.
Conclusão: A TB caracterizada é rara, em especial em crianças. Deve chamar atenção dos pediatras pelas lesões serem semelhantes a doenças dermatológicas corriqueiras. A aplicação da escala de pontos de diagnóstico provável do Ministério da Saúde deve ser aplicada para aperfeiçoamento diagnóstico bem como a identificação precoce de contactantes.