TREINAMENTO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA FAIXA PEDIÁTRICA PARA LEIGOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

INTRODUÇÃO: Acidentes são importante causa de óbito na faixa pediátrica, como afogamentos e engasgos, podendo levar à Parada Cardiorrespiratória (PCR). Aplicação dos procedimentos de Suporte Básico de Vida (SBV), em ambiente pré-hospitalar, é ferramenta imprescindível para melhorar a sobrevida desses pacientes, sendo fundamental que a população geral esteja capacitada para realizar essas medidas corretamente.
OBJETIVOS: Educar a população leiga e profissionais da saúde em SBV na faixa pediátrica para habilitá-los a iniciar manobras de ressuscitação de maneira rápida e adequada.
MÉTODOS: Foram utilizadas duas abordagens para o ensino: apresentação teórica e interativa sobre o tema, com discussões de situações de emergência frequentes em crianças, e simulação em manequins, reproduzindo manobras para emergências cardiorrespiratórias, conforme a American Heart Association.
RESULTADOS: Foram realizadas três atividades durante o ano de 2021 em cidades do interior: em Outubro, em Shopping com alta circulação de cidadãos, atingiu a população leiga, com treinamento de 99 indivíduos. Em Novembro, capacitamos profissionais da Guarda Civil, Guarda Municipal e integrantes do SAMU atingindo 119 profissionais e numa outra cidade foram treinados enfermeiros, motoristas de ambulância, profissionais de limpeza, de unidade de emergência contemplando 35 profissionais. O treinamento foi aplicado por estudantes de medicina, supervisionados por docente da emergência pediátrica.
Treinamos 253 indivíduos durante o ano, que tiveram acesso a situações de emergência e a aplicação do algoritmo de SBV. Assim, a iniciativa de difusão quanto ao SBV foi essencial para melhorar a prevenção e assistência no ambiente pré-hospitalar.
CONCLUSÃO: O SBV apresenta-se como ferramenta fundamental no reconhecimento e manejo adequado de situações de emergência. Com esse projeto identificamos que o treinamento de leigos é de fácil execução e que as manobras são reprodutíveis pelos indivíduos treinados. Sendo assim, a ampliação desse em forma de educação continuada pode transformar nossa sociedade em local mais seguro para a sobrevida das crianças em situações de emergência.