TRAUMA DE COLUNA CERVICAL EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Introdução: O trauma cervical é incomum na pediatria. A incidência do trauma de coluna na infância é de cerca de 2 a 5% de todos os casos, porém, 60 a 80% ocorrem na coluna cervical. Características anatômicas da faixa etária pediátrica contribuem para a fisiopatologia da lesão cervical, a qual altera de acordo com a idade da criança. Assim, a avaliação adequada das lesões traumáticas cervicais em crianças se torna de extrema relevância. Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a incidência e descrever a conduta inicial dos traumas cervicais em crianças. Métodos: Este estudo é uma revisão de literatura, com artigos selecionados no Pubmed, no período de 2014 a 2023, utilizando os descritores “children”, “trauma” e ´cervical spine´. Resultados: Mandadi et al (2022) demonstra que a incidência do trauma de coluna cervical na infância tem maior ocorrência em meninos. Desses, o predomínio relaciona-se com queda de alturas seguido por acidentes de trânsito. Segundo Sungjae et al (2022), os traumas estão relacionados à ocorrência de déficits neurológicos e ao aumento da taxa de mortalidade infantil. Consequentemente, Sonny et al (2014) afirma que essas lesões necessitam de intervenção em tempo hábil, visando diminuir seus impactos. Fazendo-se necessário um atendimento pré hospitalar correto, acompanhado por profissionais adequados, um atendimento inicial baseado no ATLS e a utilização de exames de imagens, como radiografias anteroposteriores e laterais da coluna cervical ou tomografia computadorizada de alta resolução, a fim de identificar a lesão e facilitar o tratamento. A continuação do tratamento, com necessidade de intervenção cirúrgica deve ser pautada na necessidade exclusiva e individual do paciente, quanto ao tipo de trauma cervical averiguado nos exames de imagem. Conclusão: Pacientes pediátricos com trauma de coluna cervical carecem de um cuidado individual e exclusivo, pautado em um atendimento pré hospitalar eficiente e no auxílio de exames imagéticos.