Introdução: O suicídio é um problema significativo de saúde pública. No Brasil, a taxa de suicídio aumentou cerca de 27 nos últimos anos, e recentemente tem sido notada maior prevalência de atos suicidas entre jovens.
Objetivo: Realizar uma revisão da literatura buscando compilar as principais evidências relacionadas às tentativas de suicídio entre crianças e adolescentes
Método: Utilizou-se o software com a estratégia de busca suicide AND children para identificar os artigos mais importantes sobre a temática proposta, com base no índice h de cada trabalho (número de citações). Resultados: Foram identificados 12 trabalhos que abordavam o tema proposto e preenchiam os critérios de inclusão.
Conclusões: Os principais motivos identificados de suicídio entre crianças e adolescentes se relacionaram aos problemas com os pais. Os métodos mais utilizados foram o enforcamento o mais comum, a intoxicação por medicamentos, em especial o paracetamol, os saltos e a utilização de armas de fogo. A maioria dos casos ocorre entre os 15 e 18 anos de idade, em ambos os sexos, e o cyberbullying parece estar diretamente relacionado à ideação do de suicídio.