TENOFOVIR DETERMINANDO LESÃO RENAL EM PACIENTE COM AIDS

Introdução: Tenofovir (TDF) é um antirretroviral que tem eficácia comprovada como parte da terapia antirretroviral combinada (TARVc) em pacientes infectados pelo HIV. Porém, dados sobre sua nefrotoxicidade e seu impacto, ainda não estão muito esclarecidos. Relatamos um caso de nefrotoxicidade comprovada ao Tenofovir com recuperação total da função renal após a sua suspensão.
Caso Clínico: Paciente masculino, 18 anos, acompanhado em ambulatório de referência em infectologia pediátrica por infecção pelo HIV de transmissão vertical desde os 6 anos de idade, quando foi realizado o diagnóstico. História anterior de Linfoma de Burkitt aos 4 anos, antes do diagnóstico da infecção pelo HIV, recebeu alta do tratamento oncológico com cura e sem lesão renal referida. Introduzido TARV após o diagnóstico da infecção pelo HIV, inicialmente com duas drogas, o esquema terapêutico foi trocado três vezes, com introdução de novas drogas, mas o paciente mantinha replicação viral e imunodeficiência. Aos 16 anos iniciado um esquema antirretroviral com abacavir, lamivudina, tenofovir, lopinavir/ritonavir, quando passou a apresentar controle da replicação viral (carga viral do HIV indetectável) e contagem de CD4+ acima de 500 células/mm3 e boas condições clínicas. Entretanto, apresentou comprometimento progressivo da função renal: proteinúria, hipercalciúria, hipertensão arterial, elevação da Proteína Carreadora do Retinol urinário (RBPu). O TDF foi suspenso e mantido o restante do esquema terapêutico, obtendo-se recuperação total dos parâmetros renais e normalização da pressão arterial um ano após a retirada da medicação. Mantém carga viral do HIV indetectável, sem imunossupressão.
Conclusão: O uso do TDF deve ser vigiado em pacientes com fator de risco prévio para lesão renal, neste caso, quimioterapia pelo linfoma de Burkitt. A lesão renal nesse paciente foi reversível, o que indica a importância do acompanhamento da função renal no curso da terapia antirretroviral, com mudança terapêutica precoce e recuperação total do órgão.