SÍNDROME HEMOLÍTCO-URÊMICA (SHU) ATÍPICA EM PACIENTE PEDIÁTRICO: UM RELATO DE CASO.

Introdução: A SHU é uma doença caracterizada pela tríade: insuficiência renal aguda, anemia microangiopática e trombocitopenia, com predileção por crianças até cinco anos de idade. Ocorre após uma infecção, geralmente por bactérias produtoras de toxinas Shiga, porém, existem outras várias etiologias. Os principais sintomas são insuficiência renal aguda, palidez, formação de petéquias e hematomas, geralmente acompanhados de gastroenterite e diarreia sanguinolenta. A SHU é diagnosticada através da observação das manifestações clínicas e sua confirmação é dada mediante resultados de exames laboratoriais de sangue, que avaliem a função renal e a presença de anemia microangiopática.
Descrição do caso: Paciente masculino, 2 anos, previamente hígido, deu entrada no serviço com história de diarreia com sangue e muco, vômitos, febre que no decorrer uma semana evoluiu com prostração, palidez, inapetência, edema e oligoanúria. Após admissão em UTI pediátrica, evoluiu com picos hipertensivos, importante anasarca, insuficiência renal, anemia e plaquetopenia. Laboratoriais: Antígeno no soro positivo para Salmonella typhi, creatinina 3,53mg/dL, ureia 146,5mg/L, ácido úrico 12,7mg/L, hemoglobina 10g/dL, plaquetas 39.000 por mm³ e esquizócitos em sangue periférico. Realizado tratamento de suporte, alupurinol, rasburicase, anti-hipertensivos e diálise peritoneal por um período de 7 dias, com melhora clínica e laboratorial progressiva. Recebeu alta da UTI após 12 dias, em diurese espontânea as custas de furosemida intermitente, hipertensão com controle medicamentoso. Permaneceu 6 dias em leito de enfermaria, recebeu alta hospitalar e acompanhamento da nefropediatria.
Discussão: A síndrome hemolítica-urêmica é uma patologia de alta complexidade e potencial gravidade, que não possui um diagnóstico específico, sendo realizado geralmente a partir de exclusão de outras doenças.
Conclusão: Observa-se a importância do conhecimento a respeito dessa doença para possibilitar o diagnóstico e tratamento adequado pelos profissionais.