SÍNDROME DE BURIED BUMPER: COMPLICAÇÃO RARA DE UM PROCEDIMENTO COMUM – RELATO DE DOIS CASOS

INTRODUÇÃO: Gastrostomia percutânea por via endoscópica é um método para via alternativa de nutrição bem estabelecido e com altas taxas de sucesso. A síndrome de Buried Bumper é uma complicação rara, porém severa, podendo complicar com sangramento gastrointestinal e peritonite, chegando até a desfechos fatais.
DESCRIÇÃO DO CASO: Dois pacientes encefalopatas crônicos internados em hospital terciário em uso de gastrostomia instalada por via endoscópica evoluíram cerca de 1 mês após o procedimento com vazamento pela sonda e dor abdominal durante a infusão da alimentação, sendo então realizada endoscopia digestiva alta que evidenciou, em ambos, sepultamento do retentor interno da gastrostomia (síndrome de buried bumper), sendo feita a retirada do dispositivo e instalada nova gastrostomia posteriormente, sem maiores complicações.
DISCUSSÃO: Relatamos 2 casos de pacientes encefalopatas que necessitavam do uso de gastrostomia para alimentação. Eles foram submetidos ao procedimento de gastrostomia endoscópica, muito comum na prática e considerado seguro. Porém, evoluíram com uma complicação rara desse procedimento, a síndrome de buried bumper, que se apresentou com sintomas inespecíficos, mas que, se não tivesse sido diagnosticada precocemente, poderia ter causado complicações fatais.
CONCLUSÃO: Reforçamos a importância de conhecer a síndrome de buried bumper como uma complicação rara, porém grave, do procedimento de gastrostomia via endoscópica. O reconhecimento precoce permite um tratamento mais efetivo, e a consequente prevenção de complicações potencialmente fatais.