SÍNDROME DA SECREÇÃO INAPROPRIADA DE HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO (SIADH) EM PACIENTE PEDIÁTRICO NO PÓS-OPERATÓRIO DE CRANIOFARINGIOMA: UM RELATO DE CASO.

Introdução: A SIADH surge quando o hormônio antidiurético (ADH) é secretado em excesso pela hipófise em situações inadequadas, comprometendo os mecanismos de excreção da água e concentração urinária. Possui como manifestações a hiponatremia e seus sintomas são sobretudo, neurológicos. É a causa mais frequente de hiponatremia normovolêmica. O diagnóstico é feito através da avaliação dos eletrólitos e osmolaridade séricos e urinários.
Descrição de caso: Paciente feminina, 9 anos, previamente hígida, deu entrada em serviço de UTI em pós operatório de microcirurgia para Craniofaringioma extenso. Evoluiu com poliúria importante, hipernatremia, diagnosticado diabetes insípidus central e administrada desmopressina intranasal, com resolução do quadro e suspensão da medicação. Após 7 dias, mostrou-se hipoativa, desorientada, rebaixamento do nível de consciência e hiponatremia grave. Laboratoriais: Sódio 111,5 mEq/L, osmolaridade sérica reduzida e sódio urinário elevado, tendo critérios compatíveis com SIADH. Iniciado tratamento de suporte, restrição hídrica e correção de sódio. Evoluiu com melhora clínica e laboratorial. Recebeu alta após 15 dias, mantendo acompanhamento ambulatorial da nefropediatra e neurocirurgia.
Discussão: Geralmente o distúrbio de sódio que mais está relacionado a tumores de sistema nervoso central, sobretudo o craniofaringioma, é o diabetes insipidus, o qual foi diagnosticado inicialmente e resolvido. Após, a menor apresentou quadro de SIADH (menos comum nesses casos). Um fator limitante para o diagnóstico de SIADH é a inexistência de exame definidor desta condição. O diagnóstico é sugerido pelas manifestações descritas e pela exclusão de outras condições, como disfunção tireoideana e adrenal. As causas incluem distúrbios do sistema nervoso central, neoplasias, pneumonias, medicamentos, cirurgias, infecção pelo HIV, ou causas hereditárias.
Conclusão: Observa-se a importância do conhecimento a respeito dos distúrbios de sódio, sendo a descrição desses casos relevante para o conhecimento dos mesmos, otimizando o raciocínio clínico dos profissionais em casos semelhantes (diagnóstico diferencial de hiponatremias).