SERIAM DIFERENTES OS EFEITOS DE DOIS ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS ORAIS DE BAIXA DOSAGEM SOBRE A MASSA ÓSSEA DE ADOLESCENTES?

INTRODUÇÃO: Aproximadamente 15 do tamanho final do osso e 48 da massa óssea total são alcançados na adolescência, sendo que os hormônios sexuais atuam neste crescimento e manutenção do pico ósseo. Diversos estudos avaliaram o impacto do uso de contraceptivos hormonais orais (ACO) de baixa dosagem sobre a massa óssea em adolescentes, com evidências sugerindo que os ACO de baixa dosagem, inferior a 30956,g de etinilestradiol (EE), apresentam um impacto negativo sobre a densidade mineral óssea de adolescentes.
OBJETIVOS: Comparar o impacto de duas formulações de ACO de baixa dosagem sobre o metabolismo ósseo de adolescentes por período de um ano.
METODOS: Estudo quase experimental, que incluiu 117 adolescentes do sexo feminino, divididas em dois grupos que iniciaram o uso de ACO com finalidade contraceptiva, sendo o primeiro grupo (ACO1) com 52 adolescentes utilizando EE 20µg/ Desogestrel 150µg, e segundo (ACO2) com 65 participantes usando EE 30956,g/ Drospirenona 3mg. Sendo dosado os biomarcadores de formação óssea, fosfatase alcalina óssea (FAO) e osteocalcina (OC), no momento basal e após de um ano do uso.
RESULTADOS: Houve redução na análise das médias de biomarcadores, FAO [(43,1U/L, 27,14U/L) p=0,013] e OC [(10,75ng/ml, 3,78ng/ml) p0,001], comparando-se o momento basal com as concentrações obtidas após um ano de uso, respectivamente.
DISCUSSÃO: Neste estudo as usuárias de ACO2 tiveram redução mais acentuada nas concentrações de FAO e OC que as do ACO1 após um ano. Efeitos similares já haviam sido relatados em outros estudos que demonstraram a redução dos biomarcadores em usuárias de diferentes ACO, porém não há estudos demonstrando esta variação entre os diferentes ACO.
CONCLUSÃO: Ambas composições apresentaram efeitos similares e negativos sobre a incorporação de massa óssea em adolescentes, após 1 ano de seu uso, sendo a redução nos biomarcadores de formação óssea variável em relação aos diferentes ACO de baixa dosagem pesquisados.