ROUND MULTIPROFISSIONAL PEDIÁTRICO: IMPLANTAÇÃO EM UNIDADES CRÍTICAS PEDIÁTRICAS

Introdução: O round é a interface crítica entre a equipe assistencial, os pacientes e suas famílias. Quando feito de forma eficaz, todas as partes estão totalmente envolvidas, informadas e compartilham uma compreensão semelhante da doença do paciente e do plano de cuidados programados¹. Assim, a instituição desenvolveu um processo para realização de uma visita multiprofissional, beira-leito, denominada Round Multiprofissional cuja premissa é a participação do familiar/cuidador da criança/adolescente. Portanto, o estudo tem por objetivo descrever o processo de implantação de um modelo de round multiprofissional em unidades semi-intensiva e terapia intensiva pediátricas. Metodologia: Trata-se de estudo observacional, descritivo e retrospectivo, realizado nas unidades semi-intensiva e terapia intensiva pediátrica, de um hospital filantrópico terciário no Brasil, no período de agosto de 2022 a janeiro de 2023. Resultados: Utilizando o ciclo PDSA (Plan, Do, Study, Act) foi elaborado pela equipe multiprofissional um instrumento e reservado um horário diário para a realização do Round com a presença do familiar/cuidador. Em um primeiro momento o instrumento norteador utilizado foi impresso, para facilitar implementação de melhorias. Após introdução das necessidades apontadas e melhorias de funcionalidade, o instrumento final foi inserido no prontuário eletrônico do paciente, facilitando o registro, garantindo segurança e compartilhamento das informações entre os membros da equipe assistencial e familiares/cuidadores, promovendo a participação deste no cuidado. Para monitorar os resultados foram elaborados três indicadores: tempo médio de duração, taxa de realização, e participação profissional. Sendo esses acompanhados mensalmente pela gestão e apresentados à equipe periodicamente. Conclusão: Com a realização do Round Multiprofissional Pediátrico notou-se melhora na difusão e alinhamento da comunicação interprofissional e, também, para com o paciente e seus cuidadores contribuindo para uma comunicação efetiva, cuidado individualizado e seguro. Referência: 1. Destino LA, Shah SS, Good B. Family-centered rounds: past, present, and future. Pediatric Clinics, v. 66, n. 4, p. 827-837, 2019.