REVISÃO DE LITERATURA DA ANEMIA FERROPRIVA EM PRÉ-ESCOLARES NO BRASIL

INTRODUÇ256,O
Anemia é definida pela baixa concentração de hemoglobina no sangue, abaixo de -2DP (desvio padrão) dos valores esperados, sendo insuficiente para suprir a demanda metabólica necessária. No Brasil, a anemia ferropriva atinge 30 a 40 das crianças menores de cinco anos e 55 a 77 dos lactentes.
OBJETIVO
O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre anemia ferropriva em pré-escolares no Brasil e atualizar os dados disponíveis sobre essa doença. A anemia ferropriva é um problema de Saúde Pública no Brasil afetando o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças.
METODOLOGIA
Foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados no período de 2008 a 2018.
Foram selecionados estudos indexados nas bases de dados nacionais e internacionais, no idioma português e inglês: Literatura Latino-Americana (LILACS) e na coleção Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Pub Med e Google Acadêmico.
Os descritores utilizados foram: anemia ferropriva, pré-escolares, Brasil.
RESULTADOS
A média da prevalência de anemia ferropriva nos pré-escolares foi de 31,9 nos 21 estudos científicos selecionados. Em 3 dos estudos selecionados na revisão (14,3) foi observado prevalência de anemia superior a 40, sendo classificados como grave problema de saúde pública. Como moderado problema de saúde pública com prevalência entre 20 a 39,9 foi encontrado em 14 estudos (66,6) e como leve problema de saúde pública com prevalência entre 5 a 19,9 foi encontrado em 4 estudos (19,1).
CONCLUS256,O
Assim os estudos selecionados mostraram altas prevalências de anemia ferropriva em pré-escolares no Brasil apontando a necessidade de novas estratégias e de melhorar as estratégias existentes para controle da doença.