RELATO DE CASO: HIDROCEFALIA POR TOXOPLASMOSE CONGÊNITA

Introdução
A infecção pelo toxoplasma gondii durante a gestação pode levar a sequelas graves nos recém- nascidos. Esse relato refere-se a um recém-nascido com hidrocefalia grave, resultante de toxoplasmose aguda adquirida durante a gestação.

Relato de caso
Secundigesta realizou ultrassonografia morfológica com 26 semanas de idade gestacional, que evidenciou hidrocefalia moderada e calcificações parenquimatosas em feto.
Apresentava sorologias de primeiro trimestre, com susceptibilidade a toxoplasmose. Exame repetido após ultrassonografia com soroconversão, mostrando IgM e IgG positivos, no inicio do último trimestre. Iniciada espiramicina na semana seguinte ao resultado da nova sorologia.
RN a termo, 37 semanas + 6 dias, nascido dia 29/01/19, de parto cesáreo, bolsa rota no ato, AIG para peso e comprimento, com perímetro cefálico de 40cm (percentil 95), apgar 9/9. Ao nascimento, coletado exames laboratoriais e realizada TC crânio. Essa última mostrou hidrocefalia importante, com acentuada redução de cortical, e preservação de parte de cerebelo e do tronco cerebral.
Após o nascimento, criança permaneceu em observação por 96 horas. Nas primeiras horas evoluiu com movimentos repetitivos de clônus em membros inferiores e superiores, com intervalo variável de tempo, cursando com queda de SaO2 e aumento de frequência cardiaca, com melhora rápida. Iniciado fenobarbital em dose de manutenção, com boa resposta. Não apresentou novas intercorrencias após inicio do fenobarbital, mantendo estabilidade hemodinamica, eupneico, sem necessidade de O2 suplementar, sugando ao seio materno sem dificuldades, sem engasgos ou crise de tosse.
Avaliado pela neurocirurgia, que optou por não realizar DVP no momento e observar crescimento de perímetro cefálico ou sintomas de hipertensão intracraniana.
RN recebeu alta em uso de sulfadiazina, pirimetamina e acido folinico.

Conclusão
Esse caso chama a atenção para as sequelas drásticas da toxoplasmose congênita, uma doença prevenível, mostrando a importância das medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamento adequado.