REAVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO ACERCA DA TÉCNICA DE AFERIÇÃO INDIRETA DA PRESSÃO ARTERIAL EM CRIANÇAS EM UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados, associada a alterações metabólicas, hormonais e a fenômenos tróficos. Estudos epidemiológicos apresentam indícios consistentes de que a HAS do adulto começa na infância. A medida precisa da pressão arterial (PA) é condição essencial para o diagnóstico da HAS, pois a sua elevação é, normalmente, o primeiro sinal da doença. Trata-se de um procedimento simples, todavia é necessário que sua execução se dê de forma adequada. Objetivo: Reavaliar o conhecimento teórico acerca da técnica de aferição indireta da PA pela equipe de enfermagem responsável pelos cuidados dos pacientes pediátricos atendidos em um hospital municipal de São Paulo, após curso teórico sobre o assunto. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, através da aplicação de questionário em amostra de conveniência, de período de outubro de 2018 a janeiro de 2019. O questionário foi divido em duas partes: a primeira, voltada para o perfil do entrevistado e a segunda, composta de 10 questões de múltipla escolha que abordavam pontos referentes à técnica de aferição indireta da PA. A população do estudo foi composta pela equipe de enfermagem que trabalha nas unidades de atendimento pediátrico e que participaram do curso teórico, ministrado de março a setembro de 2018. Resultados: O questionário foi aplicado em 17 enfermeiros, 17 técnicos e 26 auxiliares de enfermagem. Dos 60 participantes, a maioria (51,6) apresentou nível bom de conhecimento, 36,6 nível regular de conhecimento, 11,6 nível ruim de conhecimento. Os fatores que influenciaram no melhor desempenho do profissional foram: mais tempo de formação profissional, menos tempo do exercício da profissão no serviço. Conclusão: O treinamento dos profissionais em serviço é fundamental para a capacitação permanente da equipe e é capaz de melhorar o conhecimento teórico dos profissionais de saúde de maneira significativa.