QUEIMADURAS EM CRIANÇAS NO BRASIL: ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES

Estudar o perfil epidemiológico de crianças internados por queimaduras torna-se necessário para entender os principais mecanismos do trauma, criar medidas para reduzir o número de eventos e assegurar a qualidade da assistência a essa população.

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de crianças menores de 10 anos internadas por queimaduras no Brasil no ano de 2021

Metodologia: Pesquisa transversal, abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se os registros de internação por queimaduras em crianças menores de 10 anos, no período de janeiro a dezembro de 2021, hospedado no DATASUS.

Resultado: Constatou-se que o total de crianças menores de 10 anos internadas no Brasil no ano de 2021, por queimaduras, foi 7.243 casos. As regiões nordeste e sudeste abrangem a maioria dos casos, 30,7% e 30,6%, respectivamente. Acometendo 64,1% de crianças de 1 a 4 anos. As crianças do sexo masculino denotou uma predominância, com 59,9%. E a cor/etnia parda apresentou 41,9%.

Discussão: No ano de 2021 ocorreram 7243 mil internações por queimaduras no Brasil de crianças abaixo de 10 anos, sendo a maioria do sexo masculino, entre 1 e 4 anos. A literatura corrobora com esses achados e este fato pode estar relacionado a fase do desenvolvimento infantil na qual elas se encontram, como à curiosidade natural, à falta de experiência para avaliaros perigos e menor coordenação motora.
Crianças pardas, das regiões nordeste e sudeste, estão mais suscetíveis às lesões. Fernandes et al também concorda com esses dados levantados e acrescenta que fatores socioeconômicos, inobservância, hábitos de vida e ausência de um comportamento preventivo por parte das famílias contribuem para ocorrência desse tipo de acidente.

Conclusão: Os resultados evidenciam um perfil bem definido: faixa etária de 1 a 4 anos, do sexo masculino, da cor/etnia parda, residente nas regiões nordeste e sudeste.
Recomenda-se que novos estudos sejam realizados abrangendo demais características das vítimas a fim de mapear o problema e propor intervenções efetivas.