Introdução: A taxa de sobrevida do câncer infantil melhorou nas últimas décadas e hoje torna-se fundamental pensar na qualidade de vida dos pacientes em tratamento, sendo as terapias mente-corpo uma possibilidade.
Objetivo: Descrever a aplicação do projeto piloto de um programa baseado em Mindfulness inédito para pacientes pediátricos oncológicos, a fim de avaliar sua viabilidade em um hospital terciário universitário.
Métodos: O Programa teve 8 sessões semanais, com duração média de uma hora cada. Foram abordados os seguintes temas: foco atencional no corpo e respiração, percepção e acolhimento das emoções e pensamentos. Os participantes receberam 8 apostilas com o conteúdo de cada sessão, um caderno de atividades e áudios para práticas meditativas em casa. Os resultados foram mensurados antes e depois do programa. Foram avaliados quantitativamente, a flexibilidade mental através da aplicação do questionário AFQ-Y e o nível de mindfulness de cada participante através do questionário CAMM. Também foram recolhidas impressões qualitativas acerca do programa através de um questionários estruturado pós-intervenção.
Resultados: Os participantes tinham idades entre 11 e 14 anos e estavam em tratamento oncológico há pelo menos 6 meses. Todos os participantes estiveram presentes em pelo menos 5 sessões. O questionário AFQ-Y demonstrou melhora do valor absoluto da pontuação pós intervenção de todos os participantes. Através do questionário CAMM foi possível verificar a manutenção ou melhora dos valores absolutos da pontuação pós intervenção entre os participantes. Qualitativamente os pacientes relataram melhora do estado atencional e maior controle emocional.
Conclusão: Programas baseados em Mindfulness representam uma alternativa viável a ser adotada para pacientes pediátricos oncológicos em tratamento em hospitais terciários. Entre os benefícios esperados estão: melhora dos sintomas psíquicos, como ansiedade, depressão e estresse, de sintomas físicos, como dor, melhora da resiliência e qualidade de vida global.