Introdução
O Pronto Atendimento é um serviço de saúde destinado ao atendimento de Urgências e Emergências. A emergência é caracterizada pelo agravo em saúde que cause um risco iminente a vida, enquanto a urgência é a necessidade de atendimento imediata, com ou sem risco a vida. Conhecer as demandas de atendimentos de um Pronto Atendimento Infantil é essencial para fornecer melhor assistência.
Objetivo
Traçar o perfil nosológico de internados em retaguarda de uma Unidade de Pronto Atendimento em Santo André com funcionamento 24 horas, os quais foram acompanhados majoritariamente pelos residentes de pediatria durante as atividades acadêmicas.
Metodologia
Foram averiguados dados de um grupo de pacientes internados em retaguarda de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os quais foram acompanhados pelos residentes de pediatria durante as atividades acadêmicas no período de junho de 2021 a dezembro de 2022 através do livro de registro de internações da unidade, totalizando 1583 casos. Foram analisados: sexo, idade (divididos por faixa etária) e diagnóstico (agrupados de acordo com sistemas), tempo de internação e destino.
Resultados
Foi verificado que foram atendidos 56,85% de pacientes do sexo masculino, 42,83% do sexo feminino e 0,32% não descrito. Em relação a faixa etária, foram atendidos 43,15% de pacientes entre 0 e 2 anos, 24,70% entre 2 e 5 anos, 19,84% entre 5 e 10 anos e 12% em maiores de 10 anos, sendo 0,32% de idade desconhecida. Os motivos de atendimentos mais frequentes foram: causas respiratórias (34,55%), neurológicas (13,71%), relacionadas ao trato gastrointestinal (7,26%), traumas (6,63%), relacionadas ao trato genito-urinário (2,65%), dermatológicas (2,52%), causas externas (1,89%), hematológicas (1,83%), endocrinológicas (0,94%), sepse (0,63%) e outros (27,23%).
Conclusão
Concluimos que no geral, a maior parte dos atendimentos realizados foram sexo masculino, entre 0 e 2 anos e com predomínio de causas respiratórias, de acordo com o mostrado em literatura.