PEDIATRIA AMBIENTAL: UMA NOVA ABORDAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA

Introdução: A Pediatria Ambiental ocupa-se em identificar, prevenir ou minimizar potenciais riscos ambientais à saúde das crianças.
Objetivo: Disponibilizar informações relevantes sobre a importância desse campo da pediatria na promoção da saúde da criança.
Método: Trata-se de uma revisão da literatura, abrangendo os anos de 2005 a 2015, nas bases de dados SCIELO, BVS Bireme, Pubmed e LILACS.
Resultados: Ecossistemas degradados constituem risco importante para a saúde das crianças. Contribuem de maneira significativa na morbidade, incapacidade e mortalidade infantil, associadas às enfermidades respiratórias, diarreicas, parasitárias, intoxicações e doenças transmitidas por insetos. Aproximadamente 40 das enfermidades que afetam as crianças estão de alguma forma relacionadas a fatores ambientais. O fato das crianças ingerirem mais água e alimento, respirarem mais ar, em relação ao seu peso corporal, e permanecerem mais próximas do chão no ato de brincar e levar tudo à boca pela sua curiosidade natural, aumenta o seu grau de exposição aos riscos ambientais. Além disso, as características biológicas e fisiológicas específicas desse período da vida: imaturidade dos sistemas de desintoxicação, maior absorção pela pele de substâncias tóxicas do meio ambiente, maior tempo de vida a diante, favorecendo as manifestações de doenças decorrentes da exposição lenta e contínua de contaminantes do meio ambiente, fazem com que as crianças estejam mais susceptíveis aos diversos contaminantes do meio ambiente.
Conclusão: A saúde é uma condição necessária para o desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades da criança. Deve ser entendida a partir de uma abordagem ampla em que a influência dos fatores ambientais é fundamental. A pediatria ambiental valendo-se do desenvolvimento de estratégias que permitam abordar, divulgar e solucionar problemas de saúde na infância relacionadas ao meio ambiente colabora na construção de atitudes favoráveis à promoção da saúde da criança.