O USO DO ULTRASSOM POINT-OF-CARE NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA PEDIÁTRICO PARA O DIAGNÓSTICO DE TAMPONAMENTO CARDÍACO: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO
O ultrassom point-of-care (POCUS) incorporado ao exame físico auxilia o diagnóstico precoce e guia a terapêutica correta em diversos cenários. O objetivo deste relato é exemplificar o benefício do uso do POCUS em um caso de tamponamento cardíaco com apresentação inespecífica.

DESCRIÇÃO
Menino de 6 anos, portador de Síndrome de Wiskott Aldrich e antecedente de transplante de medula óssea (TMO) tardio. Admitido com aumento de volume abdominal, desconforto respiratório, vômitos e inapetência há dois dias. Ao exame apresentava-se hemodinamicamente estável, com sinais de desconforto respiratório. Radiografia de tórax evidenciou aumento da área cardíaca. A avaliação foi complementada com POCUS que evidenciou derrame pericárdico com sinais de tamponamento (colabamento de ventrículo direito na diástole). Paciente foi imediatamente encaminhado para o centro cirúrgico para pericardiocentese e colocação de dreno mediastinal. Transferido à Unidade de Terapia Intensiva onde posteriormente foi feito diagnóstico de microangiopatia trombótica pós TMO como causa do derrame.

DISCUSSÃO
O tamponamento cardíaco ocorre quando o líquido no interior do saco pericárdico impede o adequado enchimento das câmaras cardíacas, levando a diminuição do débito cardíaco e comprometimento hemodinâmico¹. As efusões pericárdicas podem acumular-se de forma rápida ou lentamente progressiva, dependendo de sua etiologia. O comprometimento hemodinâmico está relacionado a velocidade de acúmulo e não a quantidade do líquido4. A Academia Americana de Pediatria apoia a integração do POCUS na prática e treinamento de médicos emergencistas pediátricos². A depender do volume, o derrame pericárdico pode ser detectado pelo POCUS em qualquer uma das quatro janelas, com maior sensibilidade na subxifóide. É documentado na literatura que o tamponamento é detectável mais precocemente com o POCUS do que por achados semiológicos³.

CONCLUSÃO
Incorporar o POCUS ao exame físico é um aliado fundamental no diagnóstico de condições graves e que frequentemente se apresentam de forma inespecífica, proporcionando maior agilidade e assertividade nas tomadas de decisão.