O USO DE DISPENSADOR DE DENTIFRÍCIO PARA REDUZIR A SUA QUANTIDADE NA ESCOVAÇÃO DOS DENTES DE BEBÊS

INTRODUÇÃO: Existe um consenso de que uma pequena quantidade de dentifrício fluoretado deve ser usada para escovar os dentes das crianças, mas em quantidades que variam de um esfregaço a diferentes tamanhos de sementes (ervilha, arroz, etc).
OBJETIVO: Testar um dispositivo de dispensação para reduzir e padronizar a quantidade de dentifrício utilizado na escovação dos dentes de bebês.
METODO: A quantidade e a variabilidade de dentifrício aplicado com este dispositivo foram comparadas com as recomendações de aplicação de grãos de ´arroz´ ou de ´ervilha´. Foram utilizados dois dentifrícios: um infantil (NaF / sílica) e outro padrão família (MFP / CaCO3) onde cinco formas de aplicar o dentifrício na escova de dentes (tamanhos de ervilha e arroz e três diferentes quantidades utilizando o dispositivo desenvolvido) foram testadas por 12 voluntários adultos. O peso (mg) da escova de dente foi determinado em balança analítica (± 0,01g) antes e após a aplicação do dentifrício e o experimento foi repetido três vezes.
RESULTADOS: Os dados foram analisados por 2way-ANOVA e teste de Tukey a 5. Cada uma das cinco maneiras diferentes de aplicar o dentifrício na escova de dentes resultou na aplicação de quantidades estatisticamente diferentes (p 0,05). O tipo de dentifrício não afetou essa quantidade. As quantidades e variabilidades encontradas ao usar o dispositivo desenvolvido foram menores do que quando os voluntários foram solicitados a aplicar quantidades como um grão de ervilha ou de arroz de dentifrício.
CONCLUSÃO: O dispositivo dispensador testado reduz a quantidade e a variabilidade do creme dental aplicado na escova de dentes quando comparadas com a aplicação de grão de arroz ou grão de ervilha.