O CUIDADO À SAÚDE DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES

No Brasil, a cada 700 nascimentos ocorre um com síndrome de Down. Conhecer suas características e implicações no crescimento e desenvolvimento destas crianças é fundamental para a qualidade de vida, inclusão social e educacional. A atenção Primária à Saúde, deve ser a porta de entrada e, o integrador do cuidado à todas as crianças. Objetivamos analisar como se ocorre o cuidado integral a saúde da criança com SD na atenção primaria à saúde (APS) de um município, através da percepção dos médicos da APS, e dos gestores de serviços.
Método: Pesquisa descritiva qualitativa que buscou identificar as percepções dos médicos generalistas, pediatras e dos gestores/coordenadores da APS acerca da atenção integral à saúde, e da importância da abordagem e seguimento multiprofissional das crianças com SD neste nível de atenção à saúde. A descrição dos incluídos, dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva simples e a análise do conteúdo do discurso, segundo Bardin foi utilizado para análise das entrevistas. Estudo realizado entre os anos de 2019 e 2021.
Resultados: Foram entrevistados os 21 médicos que atuam na APS e, quatro gestores da saúde. Os seis núcleos de sentido principais das falas foram: dificuldade na formação acadêmica, desconhecimento de normativas específicas, interferência de um serviço terciário, influência da sobrecarga de trabalho na integralidade do cuidado, ruídos na comunicação entre as instituições conveniadas e, divergência de informações no fluxo da assistência à estas crianças. Potencialidades e limitações foram encontradas.
Conclusões/considerações finais: Há a necessidade de qualificação e educação permanente dos profissionais da APS, para a assistência integral à criança com síndrome de Down e, a elaboração de um protocolo que possa definir um fluxo homogêneo no encaminhamento e acompanhamento destas crianças, a fim de propiciar a assistência integral e multidisciplinar que esses necessitam.