NEUROBLASTOMA: DIFICULDADES DIAGNÓSTICAS E IMPORTÂNCIA DO SINAL DO GUAXINIM

Introdução:
O Neuroblastoma (NB) é o tumor sólido extracraniano maligno mais frequente na infância e o câncer mais comum no primeiro ano de vida. Os sinais e sintomas são inespecíficos, tornando o diagnóstico precoce difícil.

Descrição do caso:
S. F. S., masculino, 1a4m referia traumatismo cranioencefálico (TCE) frontal há 10 dias, com vômitos, sonolência, irritabilidade e manchas roxas periorbitáriasl há 2 dias .Admitido no pronto socorro: exame físico: palidez +++/4, equimoses periorbitárias bilaterais ( sinal do Guaxinim), massa abdominal em quadrante superior direito. Hemograma: anemia e plaquetopenia, tomografia computadorizada (TC) de crânio: lesões expansivas na fossa média a esquerda, extra-axiais, sugestivas de coleções hemáticas ou lesões expansivas, TC de abdome: massa sólida, heterogênea, com calcificações localizada em topografia superior ao rim direito. Transferido para o serviço de oncologia, evoluiu com proptose à direita. Realizado estadiamento e diagnóstico de neuroblastoma IV.

Discussão:
O NB é mais comum em crianças até cinco anos de idade, com discreta predominância no sexo masculino. Corresponde a mais de 50 das neoplasias malignas em lactentes. Dissemina-se por via linfática e hematogênica para medula óssea, ossos, fígado, pele. As metástases ósseas mais frequentes são as cranianas e o envolvimento peri-orbitário, caracterizado com “sinal do Guaxinim”.
O diagnóstico inclui também dosagem de metabólitos de catecolaminas séricas e urinárias. A cintilografia com MIBG permite avaliar a distribuição da neoplasia. A confirmação diagnóstica é pelo anatomopatológico.
Os achados de anemia e plaquetopenia indicam o comprometimento da medula óssea.

Conclusões:
O diagnóstico clínico é difícil, as manifestações são inespecíficas. Deve ser considerado em crianças menores de 5 anos, com massa abdominal e/ou dor óssea, irritabilidade, febre de origem indeterminada, anemia e/ou citopenias.