MENINGOCOCCEMIA X FARMACODERMIA: UM DESAFIO DIAGNÓSTICO

A Doença Meningocócica (DM) é uma infecção bacteriana aguda de evolução fulminante, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, clinicamente apresenta-se desde assintomática até a meningite com sepse. Já a farmacodermia define-se como uma reação cutânea adversa à uma droga, podendo ocorrer com doses habituais ou em casos de intoxicações.
J.V.D, 2 anos e 10 meses, chegou ao Pronto-Socorro encaminhado por hiporexia, irritabilidade e febre não responsiva ao uso de Dipirona, Paracetamol e Cetoprofeno, usados indiscriminadamente. Histórico de desmaio, palidez cutânea, liberação de esfíncter, cianose e aparecimento de equimoses em face. Na admissão apresentava apenas equimoses em face e membros. Hipóteses Diagnósticas: Crise Convulsiva, Meningite ou Farmacodermia por uso abusivo do Cetoprofeno. Solicitado contato com Centro de Assistência Toxicológica e exames complementares. A evolução para Choque Séptico e a cultura do líquor positiva para Neisseria meningitidis B concluiu o diagnóstico de DM. As sufusões hemorrágicas agravaram-se principalmente em membros inferiores necessitando amputação de sete pododáctilos. Devido à Osteomielite com exposição óssea sem resposta à terapêutica convencional foi realizado amputação transtibial direita e enxerto em pé esquerdo. Após 115 dias recebeu alta sem sequelas neurológicas, com encaminhamento para Associação de Apoio a Criança Deficiente e seguimento ambulatorial multidisciplinar.
Temos em destaque 6 sorogrupos de Neisseria meningitidis : A, B, C, Y, X, W, cuja incidência e prevalência variam ao longo do tempo e da geografia. No Brasil ainda há predomínio do sorogrupo C, mesmo após introdução da vacina meningocócica conjugada C no Programa Nacional de Imunizações, porém houve redução significativa da incidência de DM causada por este sorogrupo. Em compensação tivemos um aumento na incidência da doença pelo sorogrupo B, como ocorrido neste relato.
Conclui-se então, a necessidade de vigilância epidemiológica ativa objetivando inovar as políticas públicas de saúde e as estratégias de imunizações para prevenção da DM por outros sorogrupos.