LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS PORTADORAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS

Introdução: O letramento em saúde (LS) refere-se à capacidade dos indivíduos em obter, entender e utilizar as informações de maneira a promover e manter a boa saúde. Um bom LS favorece a tomada de decisões para o cuidado da própria saúde, assim como da dos descendentes. Objetivos: avaliar o LS dos cuidadores de crianças atendidas num serviço público universitário e possíveis associações com desfechos básicos em saúde. Método: Estudo transversal, com pais/cuidadores de crianças acompanhadas num ambulatório pediátrico (2021-22). Foram coletados dados sociodemográficos e preenchidos dois instrumentos para avaliação do LS: 1) Escala de LS, cujas perguntas refletem a qualidade da informação passada pelo profissional da saúde 2) Escala S-TOFHLA-pontuação mais dependente de quem recebe a informação. Desfechos de interesse: peso, estatura e IMC das crianças, atualização da carteira vacinal, nº de intercorrências nos últimos 12 meses e número internações. Houve aprovação do comitê de ética da instituição, participantes assinaram TCLE. Resultados: A escala de letramento foi avaliada em 48 participantes : 60,4% (n=29) foram considerados com BOM letramento e 39,6% (n=19) com letramento RUIM. No questionário S-TOFHLA, 37/50 (74%) foram considerados como letramento ADEQUADO, 14% (n=7) como MARGINAL e 12% (n=6) como INADEQUADO. Houve associação significante apenas entre a classificação social dos cuidadores e seus níveis de LS (p=0,021). Participantes da classe social D e E possuem um LS pior quando comparados aos das classes B e C. Houve uma tendência a maior porcentagem de internação entre os que foram classificados com LS RUIM (36,8%) quando comparado com aqueles com LS BOM (14,3%)(p=0,091). Quando comparadas as duas escalas, dos 19 participantes que apresentaram LS RUIM pela escala de LS, 63% tinham letramento ADEQUADO pela escala S-TOFHLA. Tal resultado sugere que profissionais da saúde precisam estar atentos à forma de comunicação em saúde, passando informações numa linguagem acessível à população.