INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA EM PACIENTES CRÍTICOS PEDIÁTRICOS RECEBENDO NUTRIÇÃO PARENTERAL

Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil das Infecções de Corrente Sanguínea (ICS) que ocorreram em pacientes que receberam Nutrição Parenteral (NP) na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) de um hospital secundário da cidade de Guarulhos – SP.
Método: Foram analisados dados retrospectivos referentes às ICS que ocorreram em pacientes internados na UTIP no momento em que recebiam NP, entre Janeiro de 2017 e Dezembro de 2018.
Resultados: Dos 22 pacientes que receberam a NP, 5 (33,3) evoluíram com ICS. Três (60) eram do sexo feminino e a mediana de idade no momento da ICS era de 54,6 meses. Três casos foram de pacientes que já possuíam comorbidades prévias – dois pacientes com Encefalopatia Crônica Não Evolutiva e um paciente com uma Síndrome Genética em investigação. Mediana de 23 dias de internação e 16 dias de Catéter Venoso Central. Em 3 pacientes foi possível identificar um agente infeccioso em cultura: uma Pseudomonas aeruginosa resistente a carbapenêmicos, um Acinetobacter baumannii multisenssível e um Staphylococcus coagulase negativa multirresistente, sensível à vancomicina. Não houve óbitos e 4 pacientes (80) tiveram alta hospitalar entre 22 e 123 dias de internação.
Conclusão: Apesar do n pequeno, foi possível perceber como as ICS são complicações importantes em pacientes que recebem NP. A principal flora foi de Gram negativos, estando de acordo com dados da literatura mundial em relação a países em desenvolvimento, como o Brasil.