HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA POR LESÃO DE DIEULAFOY: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO:
A Lesão de Dieulafoy (LD) é uma causa rara de hemorragia gastrointestinal, com uma incidência de 5%. Destacam-se como principais manifestações clínicas a hematêmese e/ou melena [1]. A LD é considerada congênita, tendo relatos em recém-nascidos e crianças. [1] Porém, a maioria dos casos ocorre em homens com idade avançada [2]. A localização mais comum da lesão ocorre no estômago proximal, ao longo da curvatura menor. [1,2,3]. Apesar disso, outros órgãos foram descritos como localidades da patologia. [1,4]. Tal patologia se deve a persistência do calibre das arteríolas através da mucosa [1,2].
CASO CLÍNICO
RLSS, masculino, 6 anos, previamente hígido, deu entrada em Pronto Socorro apresentando hematêmese de aspecto em borra de café e melena. Realizada endoscopia de urgência que identificou coto vascular visível com coágulo aderido em incisura angular do estômago. Realizada terapêutica endoscópica com escleroterapia, clipe hemostático e cauterização com plasma de Argônio. Paciente recebeu alta 72 horas após o procedimento, com orientação de uso de Inibidor de Bomba de Prótons e acompanhamento ambulatorial com a Gastropediatria.
DISCUSSÃO
No caso descrito, a lesão encontrava-se localizada no principal sítio da patologia. Porém, o paciente era jovem e previamente hígido, divergindo da epidemiologia. A endoscopia foi o principal exame diagnóstico do caso. Porém, deve-se destacar que tal exame apresenta apenas 70% de eficácia. [6] A terapia endoscópica (clipes, escleroterapia, coagulação com plasma de argônio, termocoagulação ou eletrocoagulação) é a terapia inicial recomendada [6]. No caso relatado foram utilizados três métodos endoscópicos associados com boa resposta e sem episódios de recorrência.
CONCLUSÃO
Apesar da baixa incidência, a LD deve sempre ser considerada como um diagnóstico diferencial de hemorragia digestiva alta devido ao alto rico de sangramento digestivo volumoso. Diante disso, faz-se importante realizar rapidamente o diagnóstico para indicar precocemente a conduta a fim de aumentar o sucesso do tratamento.