EPIDIDIMITE COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA DOR TESTICULAR

INTRODUÇÃO
A dor testicular pode ter diversas etiologias conforme as patologias que acometem a região da bolsa escrotal. No caso apresentado, o indivíduo apresentava um quadro possível para torção do cordão espermático, epididimite, torção de apêndice testicular, hérnia encarcerada, tumor e abscesso. Diante disso, é importante entender os processos que levam a dor testicular a fim de previnir injúrias ao órgão, além de decidir sobre a necessidade do ato cirúrgico com agilidade.
OBJETIVO
Definir através do quadro apresentado pela criança e seguindo os critérios de inclusão e exclusão para o diagnóstico encontrados na literatura foi possível confirmar a hipótese.
METODOLOGIA
Trata-se de estudo de caso com acometimento escrotal agudo na emergência com diagnóstico médico de epididimite a esquerda sem etiologia definida, atendido no Pronto Atendimento da Unimed de São José do Rio Preto.
CASO
Paciente, masculino, 9 anos, procurou Pronto Atendimento alegando dor na bolsa testicular esquerda há 3 horas. Relata início repentino, com intensidade moderada e continua, que piora ao caminhar e sentar. Nega trauma e disúria.
No exame físico, 46Kg, FC=105bpm, FR=16irpm,T=35,6°C. Apresenta discreto edema na região do testículo esquerdo, com dor à palpação, principalmente em região inferior. Ausência de dor no polo superior do testículo. Reflexo cremastérico presente. Elevação manual do testículo esquerdo com alívio da dor, Sinal de Prehn positivo. Não apresenta edema ou massa palpável em região inguinal esquerda.
Foram solicitados exame de urina1, dentro da normalidade, e ultrassom com Doppler do escroto. O ultrassom mostrou testículos com fluxo vascular preservado, e epidídimos com fluxo vascular preservado a direita e aumentado a esquerda. O que levou a conclusão de uma epididimite a esquerda.
O paciente foi tratado com AINES, repouso e antibiótico. Com encaminhamento para o urologista.
CONCLUSÃO
O diagnóstico diferencial da urgência testicular é importante para propiciar tratamento precoce e adequado, e evitar complicações.