É NECESSÁRIO ORIENTAR ESTUDANTES E RESIDENTES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA?

Introdução: Fraudes nas publicações científicas têm sido cada vez mais evidenciadas. A revisão por pares é o processo que pretende, de forma ética e com neutralidade avaliar o mérito científico, reduzindo a possibilidade de plágios e fraudes. Discutir esse tópico não tem feito parte do ensino na residência médica.
Objetivo: avaliar a percepção que profissionais da saúde têm a respeito das publicações científicas e do processo de revisão por pares.
Métodos: pesquisa exploratória, transversal, descritiva, realizada mediante a aplicação de questionários on line a profissionais da área da sáude que publicam e/ou atuam como revisor/parecerista trabalhos científicos. Aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa Institucional, com assinatura de TCLE.
Resultados: 409 autores de trabalhos científicos participaram. A média de idade foi 47,4 anos, predomínio do sexo feminino (60,9) e de profissionais médicos (48,4) com atividade docente (81,7) e tempo de formado superior a 25 anos (45,5). Referiram ter publicado mais de 50 artigos em sua carreira profissional 31,5 dos participantes, sendo que a maioria (50,1) publicou mais que 4 artigos nos últimos 24 meses e 76,8 deles atuam como revisor científico. 40,1 dos participantes submeteram seus artigos para pelo menos duas revistas antes da publicação e referem ter aceito a maioria das sugestões/críticas dos revisores. 79 desconhecem artigos retratados. 89,2 dos 310 participantes revisores referiram não ter recebido treinamento para a atividade. A maioria (53,2) considera essa atividade prazerosa e 44,6 deles considera que a atividade de revisão resulta em melhores publicações. A maioria dos revisores não detectou fraudes no processo.
Conclusão: Incluir ou ampliar as oportunidades de discutir a publicação científica é importante para o treinamento de médicos e pode diminuir as fraudes e os desvios éticos que tem ocorrido com frequência.