DOENÇA DE KAWASAKI: EXPERIÊNCIA CLÍNICA DE UM HOSPITAL INFANTIL EM SÃO PAULO

Introdução
A doença de Kawasaki (DK) é uma vasculite sistêmica aguda de etiologia desconhecida. Constitui a principal causa de doença cardíaca adquirida em crianças nos EUA. Existem poucos estudos sobre a prevalência de DK na nossa população.
Objetivo
O objetivo deste estudo foi descrever os casos de doença de Kawasaki atendidos nos últimos 10 anos em um serviço de reumatologia pediátrica em um hospital infantil de São Paulo.
Métodos
Todos os pacientes que foram diagnosticados com DK no ambulatório de reumatologia pediátrica foram incluídos nesse estudo. Foi realizada uma avaliação descritiva com base nos prontuários desses pacientes.
Resultados
Foram encontrados dezoito casos de DK, dos quais onze apresentaram aneurismas coronarianos. A idade variou de dez meses a onze anos de idade, sendo quinze meninos. Infecção urinária, escarlatina, rubéola, meningite, pneumonia e IVAS, foram os diagnósticos prévios ao de DK. O tempo de febre antes do diagnóstico variou de cinco a 12 dias. Seis pacientes apresentaram a forma completa da doença, enquanto o restante, a incompleta.Nove crianças receberam imunoglobulina endovenosa (IGEV) das quais cinco, evoluíram com aneurismas em coronárias.
Conclusão
Pela dificuldade em se fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças febris ou exantemáticas, o diagnóstico da DK geralmente é tardio, principalmente quando o paciente não preenche todos os critérios. A complicação mais temida é o aneurisma de coronárias, que pode ser evitado com o diagnóstico e tratamento precoces.