DETERMINANTES DA MORTALIDADE NEONATAL: ESTUDO CASO-CONTROLE NA BAIXADA SANTISTA, BRASIL

Introdução: A taxa de mortalidade neonatal na Baixada Santista é a segunda maior dentre os Departamentos Regionais de Saúde e Municípios do Estado de São Paulo, sendo o resultado de diferentes variáveis associadas à atenção a gestante , ao parto e ao recém-nascido. Este trabalho almeja identificar e justificar as principais causas de óbito neonatal em nosso meio
Objetivos: Identificar risco associado a variáveis sócio demográficas, de pré-natal, parto e assistência pré-natal na ocorrência de morte neonatal em um Hospital de Referência em Santos, São Paulo. Comparar o risco analisado com o observado na literatura, identificando causas que justifiquem a taxa de mortalidade neonatal na região. Determinar a taxa de mortalidade neonatal média e anual, taxa de mortalidade neonatal precoce e taxa de mortalidade neonatal tardia. Identificar as principais causas de morte neonatal, e determinar se há maior risco de ocorrência de morte neonatal na presença ou ainda associação destas causas.
Método: Estudo retrospectivo caso-controle de janeiro de 2014 a dezembro de 2017 realizada em Hospital Estadual de médio porte da Baixada Santista, centro de referência para gravidez de alto risco. Estudo para avaliação de variáveis que possam estar associadas a maior risco de ocorrência de morte neonatal.
Resultado: A média das taxas de mortalidade neonatal, mortalidade neonatal precoce e tardia foi de 20,45 por mil nascidos vivos, 13,00 por mil nascidos vivos e 7,13 por mil nascidos vivos, respectivamente. As variáveis associadas a maior risco de óbito neonatal foram gemelaridade, presença de sorologia ativa, prematuridade, baixo peso ao nascer, escore de Apgar menor que 7 no 5º minuto de vida e pré-natal inadequado. As principais causas de óbito, em ordem decrescente de prevalência, foram prematuridade, malformações fetais, asfixia neonatal, infecções e outros.
Conclusão: As taxas elevadas em nossa amostra indicam uma necessidade de melhora na assistência pré-natal e nos cuidados perinatais.