DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: LACTENTE COM QUEIMADURA E INTOXICAÇÃO POR CREOLINA.

Introdução: Intoxicações exógenas agudas podem ser definidas como as consequências clínicas e/ou bioquímicas da exposição aguda a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas que podem ter consequências como as mais diversas manifestações, dentre elas queimadura.
Descrição do caso: Lactente, masculino, 5 meses, vem encaminhado para o hospital devido a história de queimadura acidental por creolina. Na chegada, o lactente apresentava queimaduras de 1º grau extensas comprometendo a face bilateralmente, olho esquerdo, região cervical direita e braço direito. Foi realizada proteção das vias aéreas com intubação orotraqueal. O Centro de Intoxicações Toxicológicas (CIT) orientou medidas gerais de cuidado, observação intensiva do paciente e raio x, visto que a exposição dérmica por creolina pode cursar com diversas complicações, dentre elas insuficiência renal, hepática, arritmia, convulsões tardia e pneumonia química por inalação. Na internação, o paciente apresentou crises convulsivas e pneumonia, evoluindo com recuperação total do quadro de saúde.
Discussão: O reconhecimento do agente tóxico e a estabilização do paciente são fundamentais no atendimento primário das intoxicações exógenas. No atendimento inicial, deve-se avaliar a permeabilidade de vias aéreas e buscar por sinais de instabilidade, além disso um exame neurológico sumário, avaliando responsividade, deve ser realizado. O local de contato do agente químico com a pele deve imediatamente ser irrigado abundantemente com água, pois esta ação reduz a gravidade das queimaduras e o tempo de hospitalização. Os produtos químicos tóxicos absorvidos pela pele podem causar toxicidade sistêmica e, portanto, esses pacientes devem ser reavaliados sistematicamente.
Conclusão: A maioria das intoxicações exógenas é acidental e de baixa gravidade, entretanto para o manejo dessas situações é essencial a rápida avaliação e suporte eficaz para minimizar os riscos causados por esses agentes, sendo o CIT uma importante ferramenta para essas situações.